23 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
Partidos colocam Setúbal em destaque na campanha eleitoral

Partidos colocam Setúbal em destaque na campanha eleitoral

Partidos colocam Setúbal em destaque na campanha eleitoral

Distrito setubalense será terceiro mais visitado pelos candidatos. PS, CDU e Chega fazem último comício no distrito sadino

 

O distrito sadino será o terceiro mais visitado pelos candidatos ao longo da campanha eleitoral, ficando apenas atrás de Lisboa e Porto, no percurso para as legislativas antecipadas para 10 de Março, que arrancou este domingo, 25 de Fevereiro. PS, CDU e Chega fazem os últimos comícios nacionais no distrito, enquanto a Iniciativa Liberal foi o único partido a iniciar o seu percurso em Setúbal.

- PUB -

O secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, fará três passagens previstas em agenda no distrito de Setúbal. O líder partidário estará no distrito nos dias 5 e 6 de Março, não estando até ao momento a agenda fechada para os respectivos dias. Pedro Nuno Santos escolheu o distrito setubalense para terminar a sua campanha eleitoral, culminando o seu percurso com o comício final e nacional, em Almada, no dia 8 de Março.

Já o presidente do PSD, Luís Montenegro, em representação da Aliança Democrática (AD, que junta sociais-democratas, CDS-PP e PPM) tem prevista apenas uma acção no distrito. O líder marca presença em Almada amanhã, começando o dia no Café Central. Daí segue para um almoço com os pescadores da Costa da Caparica, pelas 13h30, sendo que este dia é a única paragem prevista de Luís Montenegro no distrito sadino. Fora desta visita fica Nuno Melo, presidente do CDS-PP, por estar com covid-19.

O secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, tem a sua passagem pelo distrito a começar hoje, precisamente na cidade de Setúbal, pelas 10 horas, no Largo da Misericórdia. Daí segue para Palmela, para um almoço com os trabalhadores da câmara municipal, terminando o dia com um jantar-comício CDU em Almada.

- PUB -

Amanhã, dia 28, fará uma visita a Santiago do Cacém. Regressa ao distrito no dia 3 de Março, com uma sessão com Micro, Pequenos e Médios Empresários em Alcácer do Sal, ficando na cidade para um almoço-comício.

Raimundo estará de regresso ao distrito a 6 de Março, com uma arruada na Baixa da Banheira, repetindo a actividade no dia seguinte, desta feita no Barreiro. A campanha eleitoral da CDU no distrito termina nesse mesmo dia, com um comício no Seixal.

Quanto ao presidente do Chega, André Ventura, tem a sua presença prevista no distrito nos dias 7 e 8 de Março. No primeiro dia o partido fará um jantar comício em Santiago do Cacém, estando marcado para o dia seguinte um almoço no distrito.

- PUB -

A coordenadora do BE, Mariana Mortágua, tem prevista cinco acções de campanha no distrito de Setúbal, não sendo ainda conhecidos os dias em específico, nem o local onde vai marcar presença.

Quanto ao presidente da Iniciativa Liberal, Rui Rocha, foi o único a iniciar a sua campanha no distrito sadino, mais precisamente no concelho de Setúbal. Durante a manhã deste domingo Rui Rocha teve um encontro com a associação de pais da Escola Básica de Azeitão, seguido de um almoço em Palmela dedicado ao mesmo tema.

O líder manteve-se no distrito, tendo estado esta segunda-feira em visita ao Porto de Sines, e o regresso ao distrito está marcado para esta quinta-feira, 29, com nova presença na cidade de Setúbal.

O partido PAN (Pessoas Animais e Natureza) tem três dias agendados para fazer campanha no distrito setubalense. A primeira deslocação de Inês Sousa Real em Setúbal acontece nesta quinta-feira, 29, com passagem no Seixal, regressando à região a 4 de Março, desta feita com paragem em Almada. A líder do PAN termina a sua campanha eleitoral no distrito a 7 de Março, com acções marcadas precisamente no concelho de Setúbal.

Rui Tavares, do partido Livre, tem na sua agenda três deslocações ao distrito sadino, não sendo ainda conhecidos os dias em específico, nem o local onde vai marcar presença.

Novo deputado pode ir para partidos de média dimensão

O distrito vai eleger mais um deputado nas eleições, algo que cria uma forte probabilidade de haver menos votos que são “desperdiçados”, criando a possibilidade desta vaga ir para um partido de média dimensão, ou seja, todas as forças partidárias com excepção do PS e AD.

Setúbal passa a eleger 19 deputados, e com este aumento passa a ser o terceiro distrito com mais deputados, a par de Braga, atrás de Lisboa (48 deputados) e Porto (40).

Nas últimas legislativas, em 2022, o PS foi o grande vencedor, alcançando 45,73 % dos votos, elegendo 10 deputados. No segundo posto ficou, com 16,15 %, o PSD, levando para a Assembleia da República 3 deputados. A terceira força mais representada no distrito foi a CDU, com 10,05 %, acumulando dois nomes. Quando ao Chega, BE e IL, apenas conseguiram colocar um deputado na casa da democracia, perfazendo o total de 18 deputados pelo distrito.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -