Presidente da Câmara defende importância da qualificação destes espaços, para proporcionar “melhores condições” às crianças
A Escola Básica e Jardim de Infância da Azeda inaugurou nesta segunda-feira um novo parque infantil, resultante de um investimento de 22 mil euros. O local foi inaugurado pelos presidentes da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, e da Junta de Freguesia de São Sebastião, Luís Matos, com o líder do município a defender a importância da qualificação destes espaços nos estabelecimentos de ensino.
Para André Martins, estes locais também contribuem para o desenvolvimento das crianças, referindo que a substituição dos equipamentos existentes naquele estabelecimento de ensino vai proporcionar-lhes “melhores condições, maior atractividade e bem-estar”.
No entender do autarca, a qualificação dos espaços das escolas é “muito importante” para a vida das crianças “fora da actividade escolar”. André Martins destacou também que esta era “mais uma intervenção na requalificação dos espaços exteriores” das escolas do concelho, realizada “mais uma vez numa parceria entre a Câmara Municipal e uma junta de freguesia”, no caso a de São Sebastião. “É assim que vamos continuando a construir o futuro”, afirmou.
Já o presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Luís Matos, notou que o investimento, no valor de 21 mil e 800 euros, resultou do programa municipal “Ouvir a População, Construir o Futuro” e foi realizado depois de terem sido ouvidos a direcção do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama, a coordenação da escola e a associação de pais.
De acordo com o responsável pela junta de freguesia, a substituição do antigo parque infantil por um equipamento “muito mais aprazível, muito mais seguro e normalizado para as regras de segurança que estão em vigor” era um compromisso assumido com a população que agora foi “honrado” com esta inauguração.
Segundo o autarca, a necessidade de substituição do equipamento era “mais do que óbvia”, tanto ao nível do pavimento amortecedor como dos dois brinquedos, passando agora a haver um brinquedo inclusivo, porque houve “a preocupação de incluir as crianças com necessidades educativas específicas com as mesmas ofertas e a mesma disponibilidade de acesso” ao parque infantil.
“Estamos cá para garantir a melhor qualidade de vida e de brincadeira para as nossas crianças, que merecem o melhor de todos os mundos”, finalizou Luís Matos na inauguração.