Para este sábado está marcado um Magusto onde os visitantes poderão usufruir das churrasqueiras, mesas e bancos
O Parque de Merendas da Comenda, em Setúbal, está cada vez mais renovado e agora já são visíveis os novos equipamentos públicos que vão dar aos visitantes deste local mais conforto. Churrasqueiras, mesas e bancos são algum do mobiliário que, desde Agosto deste ano, a autarquia sadina tem feito por ‘nascer’ para devolver o espaço aos munícipes.
Até ao final do mês esperam-se “três dezenas de mesas e respectivos bancos em betão armado, das quais vinte já se encontram colocadas e ao serviço da população, assim como seis churrasqueiras, a instalar, juntamente com o restante mobiliário”, explica a nota de Imprensa da câmara municipal. Estes equipamentos perfazem um investimento global superior a 35 mil euros.
Para este sábado está marcado um Magusto naquele espaço, pelas 14h00, momento em que os visitantes do espaço vão poder usufruir do material que já é bem visível.
O emblemático espaço, situado no Parque Natural da Arrábida está sob alçada da autarquia depois da delegação de competências da Administração Central para as autarquias ter decidido, a 12 de Maio deste ano através da Agência Portuguesa do Ambiente, que este deveria ser encargo da câmara liderada por André Martins.
Antes disso o parque tinha estado vedado pelo que voltou a abrir ao público a 16 de Janeiro, momento em que trabalhadores da autarquia derrubaram, cortaram e retiraram as vedações, pilaretes e portões que bloqueavam a entrada naquele local.
“As entidades competentes já declaram que este espaço é de uso público, tendo em vista o domínio público marítimo, portanto as pessoas podem usufruir deste local. Levantámos os autos e fizemos tudo o que a lei obriga. Passado o tempo necessário, avisamos a proprietária para retirar as vedações, não o fizeram, apesar de terem tido tempo – por este motivo, estamos cá para levantar as cercas”, disse à época o autarca.
Além deste novo mobiliário já tinham sido feitas outras intervenções como a “recuperação da ponte pedonal e das instalações sanitárias, a colocação de sinalética e a instalação de guardas de madeira numa escada de acesso à estrada”.