26 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Ostras transformadas em ‘pérolas’ de 1 a 10 de Abril em três dezenas de restaurantes sadinos

Ostras transformadas em ‘pérolas’ de 1 a 10 de Abril em três dezenas de restaurantes sadinos

Ostras transformadas em ‘pérolas’ de 1 a 10 de Abril em três dezenas de restaurantes sadinos

Semana dedicada ao molusco reserva ainda acções de promoção, passeios pedestres e actividades pedagógicas

 

Depois de realizada a Semana do Choco no início do presente mês, é tempo de as ostras virarem as ‘pérolas’ dos menus de mais de três dezenas de restaurantes do concelho de Setúbal, numa iniciativa que contempla, entre 1 e 10 de Abril, “acções de promoção, passeios pedestres e actividades pedagógicas”.

- PUB -

Dinamizada no âmbito do projecto “Setúbal Terra de Peixe”, de promoção turística e de produtos regionais, a edição deste ano da Semana da Ostra conta com a participação de 31 estabelecimentos de restauração, que vão apresentar nas suas ementas, ao longo dos dez dias, pratos especialmente centrados no molusco.

Em comunicado, a Câmara de Setúbal explica que, “além das tradicionais formas de confecção do característico molusco do Estuário do Sado, alguns restaurantes incluem propostas ousadas, como a A Casa do Peixe, que sugere ostras com moscatel de vinagrete e mel, o Xtoria, com ostras criativas, ou o Sem Horas, que promove o ceviche de ostras”.

No entanto, o evento, que “conta com os apoios da Docapesca, da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, do Ostras sobre Rodas, Découverte e da Bacalhôa Vinhos de Portugal”, não se fica por aqui.

- PUB -

O programa prevê igualmente a realização de “uma acção de promoção especial em Lisboa, na zona de Belém, entre terça e quinta-feira, bem como no dia 1 de Abril”. “Nestas datas, das 11h00 às 19h30, serão comercializadas ostras de produtores regionais de Setúbal no foodtruck Ostras Sobre Rodas”.

Para 3 de Abril, por sua vez, está programado o passeio pedestre “Ostras e Aves do Estuário do Sado”, conduzido “pela Biotrails, Découverte e a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA)”.

A iniciativa tem a duração de três horas, sendo que as inscrições, no valor de 22 euros, devem ser realizadas até 1 de Abril em https://biotrails.pt/pt/produtos/ostras-e-aves-no-estuario-do-sado-agenda.

- PUB -

Os sócios da SPEA têm um desconto de 10% na inscrição. Enquanto isso, o Moinho de Maré da Mourisca recebe no dia 9, pelas 14h30, uma “actividade pensada para o público mais novo, de participação gratuita”, mas sujeita a inscrição obrigatória até 5 de Abril através de https://tinyurl.com/2p8spxas.

“A oficina, destinada a maiores de cinco anos, procura despertar a criatividade através da criação de adornos a partir de cascas de ostras, numa acção que acaba por promover também os valores ecológicos e de protecção da Natureza”.

Já para os graúdos, “Encontros prováveis: visita interpretativa e degustação comentada com ostras Découverte e vinhos da Quinta da Bacalhôa” é a proposta apresentada, a acontecer a 10 de Abril, às 17h15, no mesmo espaço.

Apesar de ser de participação gratuita, necessita igualmente de inscrição até dia 5, através da ligação https://tinyurl.com/2mpk39df.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -