Cerimónia teve lugar na Biblioteca Municipal da Moita e contou com a presença de, entre outros, Hugo Soares, secretário-geral e líder parlamentar do PSD
“Os cidadãos do distrito de Setúbal precisam, mas, acima de tudo, merecem ter as mesmas oportunidades que existem noutros distritos”. Esta foi uma das principais frases de Paulo Ribeiro, recém-eleito presidente da distrital do PSD, durante a tomada de posse dos órgãos que compõem a referida estrutura partidária. A cerimónia decorreu esta terça-feira na Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, na Moita, e o alerta chegou ao topo do partido, já que entre as várias individualidades social-democratas presentes estava Hugo Soares, secretário-geral e líder parlamentar do PSD.
Tal como já havia feito no último congresso nacional do partido, então ao dirigir-se directamente a Luís Montenegro, Paulo Ribeiro – que desempenha a função de secretário de Estado da Protecção Civil – voltou a frisar a necessidade de a região receber maior atenção e reiterou a convicção, também manifestada anteriormente, de que os social-democratas podem fazer história neste território em 2025.
“Nas próximas eleições autárquicas, o PSD vai conquistar, pela primeira vez, uma câmara municipal no distrito de Setúbal”, disse Paulo Ribeiro, mas desta vez sem apontar especificamente o nome do Montijo como uma das mais fortes possibilidades. De resto, neste particular, o social-democrata, que foi reeleito para um terceiro e último mandato consecutivo, deixou bem vincado que este objectivo é mais do que uma ambição, é tido como uma certeza, quer pelo trabalho da distrital quer pela acção das estruturas locais.
No discurso de tomada de posse – no concelho onde levou a melhor sobre o seu adversário directo, Luís Rodrigues, nas eleições para a presidência da comissão política distrital, por apenas dois votos de diferença –, Paulo Ribeiro acentuou, em jeito de balanço à actividade do Governo, as decisões tomadas pelo executivo liderado por Montenegro para o distrito de Setúbal.
E a intervenção foi complementada por Hugo Soares. O secretário-geral do partido considerou que estão reunidas todas as condições para que o PSD quebre o bipartidarismo que tem governado os concelhos do distrito nos últimos 50 anos.
O também líder parlamentar social-democrata afirmou que o actual Governo já fez mais do que o anterior em menos de oito meses, ao enumerar os desbloqueios conseguidos junto de professores, Forças Armadas e forças de segurança ou através de medidas de apoio aos jovens no domínio da habitação. As eleições para a distrital decorreram no passado dia 12 de Outubro, com Paulo Ribeiro a vencer com 62,4% dos votos.