CP com um aumento da capacidade máxima de lugares até 62%. Ligação da Fertagus entre Lisboa e Setúbal passa a fazer-se de 20 em 20 minutos
A Península de Setúbal recebeu um reforço de lugares nos comboios da CP e viu os horários na Fertagus a aumentarem. As novas carruagens da Linha do Sado têm mais lugares, sentados e de pé, tendo já começado a ser usadas ao longo da passada semana, permitindo transportar até mais 62% de passageiros. Também a ligação da Fertagus entre Lisboa e Setúbal passou desde domingo a ser feita de 20 em 20 minutos.
O anúncio foi feito pelo Ministério das Infraestruturas e Habitação, tendo acrescentando que “este aumento da oferta representa uma significativa melhoria da qualidade de vida para as populações” ao nível “da redução dos tempos de espera e comboios menos lotados”.
Por comboio/horário a CP passa a disponibilizar mais 52 lugares sentados e 169 lugares em pé, ou seja, no total mais 221 lugares (+52%) em carga normal (três pessoas por m2), que em situações excecionais de pico de procura poderá ascender a 330 lugares (carga máxima – cinco pessoas por m2), mais 62% do que a oferta atual.
Os comboios que passam a operar naquela linha dispõem ainda de três portas de acesso por carruagem, facilitando o embarque e desembarque de passageiros, sobretudo em hora de ponta e nos horários que coincidem com as saídas dos estabelecimentos de ensino.
Atualmente as composições dispõem apenas de duas portas de acesso nas carruagens reboque e uma porta na carruagem motora, tendo esta situação sido “identificada como um dos principais focos que originam atrasos, devido ao aumento do tempo de embarque e desembarque”.
Também a Fertagus passa a ligar Setúbal e Lisboa de 20 em 20 minutos, todos os dias, desde domingo, como já havia sido anunciado. Até agora e fora das horas de ponta, esta ligação acontecia apenas de hora a hora.
“Ao todo, 14 estações beneficiam do aumento de horários, decorrente do alargamento do contrato de concessão da Fertagus até 31 Março de 2031”, diz o Ministério das Infraestruturas no comunicado, onde acrescenta que “os horários que agora entram em vigor garantem igualmente o reforço das ligações nas estações de Penalva, Pinhal Novo, Venda do Alcaide e Palmela”.
Este aumento dos horários, tanto nos dias úteis como aos fins de semana e feriados, traduz-se num crescimento em 73% dos lugares oferecidos aos dias úteis e em 172% aos fins de semana, sublinhou o ministério liderado por Miguel Pinto Luz.
A circulação para Coina (município do Barreiro, distrito de Setúbal) vai manter uma frequência de comboios de 10 em 10 minutos nas horas de ponta e de 20 em 20 minutos nos restantes horários, mas passa a fazer-se de 20 em 20 minutos aos fins de semana, em vez de a cada 30 minutos.
“Mais frequência de comboios e mais lugares disponíveis representam ganho de tempo diário. Proporcionar mais qualidade de vida às populações é uma forma de atraí-las e fidelizá-las no uso dos transportes públicos”, diz Miguel Pinto Luz, citado na mesma nota. Com LUSA