Obra poética de Sebastião da Gama reunida num só livro

Obra poética de Sebastião da Gama reunida num só livro

Obra poética de Sebastião da Gama reunida num só livro

Publicado pela editora Assírio & Alvim, livro está disponível nas livrarias amanhã

“O Inquieto Verbo do Mar” é o título do volume que reúne a obra poética de Sebastião da Gama e que poderá ser encontrado nas livrarias a partir desta quinta-feira, 19 de Setembro. Publicado pela editora Assírio & Alvim, este livro traz como título uma expressão de Sebastião da Gama, incluída no poema “Canção inútil”, de 1947.

- PUB -

O livro é composto por toda a obra poética publicada do escritor azeitonense — “Serra-Mãe”, de 1945; “Loas a Nossa Senhora da Arrábida”, de 1946, em co-autoria com Miguel Caleiro; “Cabo da Boa Esperança”, de 1947; “Campo Aberto”, de 1951; “Pelo Sonho é que Vamos”, de 1953; “Itinerário Paralelo”, de 1967; “Não Morri Porque Cantei”, de 2003; “Estevas”, de 2004; “Lenda de Nossa Senhora da Arrábida”, de 2014 —, lista a que acrescem mais dois grupos de textos — “Poemas Dispersos”, conjunto de 81 poemas publicados em antologias, revistas e jornais, que não tiveram publicação em título autónomo do poeta, e “Poemas Inéditos”, grupo de 281 poemas.

Esta obra contém ainda um conjunto de notas, posfácio, cronologia de Sebastião da Gama e bibliografia activa dos textos que o próprio poeta publicou, contributos da responsabilidade de João Reis Ribeiro, que foi o organizador da edição.

Quanto à apresentação pública desta obra, está marcada para o próximo dia 4 de Outubro, pelas 19 horas. A presentação será feita por Viriato Soromenho-Marques, professor catedrático da Universidade de Lisboa, na Casa da Cultura.

- PUB -

Dentro das iniciativas que a Associação Cultural Sebastião da Gama está a promover no ano do centenário do seu patrono, para dia 18 de Outubro, pelas 18h30, está marcada uma sessão de leitura. A Biblioteca Pública Municipal de Setúbal recebe a sessão “Ler Sebastião da Gama”, que abordará a educação a partir do livro “Diário”.

Esta iniciativa conta ainda com uma conversa com Álvaro Laborinho Lúcio, autor de ficção de ensaio e interveniente em sessões sobre questões actuais, e Luís Souta, professor da ESSE de Setúbal, cujo conselho directivo também presidiu, sendo ainda autor de uma vasta obra sobre educação.

Para dia 22 de Novembro, também às 18h30, existe uma nova sessão “Ler Sebastião da Gama”, sendo que o local ainda não está definido. O tema desta sessão será “Memórias familiares em torno de Sebastião da Gama”, por Pedro Urbano, sobrinho-neto de Sebastião da Gama, investigador no âmbito das genealogias e da História contemporânea e autor de considerável bibliografia, em que se destaca o estudo sobre a Casa Palmela.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -