Evento que terá lugar no Fórum Luísa Todi pretende aprofundar conhecimento sobre obra multifacetada do artista
O conhecimento sobre a obra multifacetada de José Afonso será aprofundado este fim de semana, num congresso internacional. Este evento, organizado pela Associação José Afonso e pela Câmara Municipal de Setúbal, será realizado no Fórum Luísa Todi, com entrada livre.
No Congresso Internacional José Afonso, do projecto municipal Venham Mais Vinte e Cincos, vão estar reunidos especialistas dedicados ao estudo das várias facetas da obra do cantautor. Vão também participar colaboradores e amigos, que partilham testemunhos sobre a actividade artística e a intervenção cívica de José Afonso antes, durante e depois do período revolucionário de 1974-75.
Para este evento estão agendadas duas sessões testemunhais, uma sobre a actividade musical, com Janita Salomé, Francisco Fanhais e Carlos Guerreiro, e outra dedicada à ligação de José Afonso a Setúbal, com Henrique Guerreiro, Luísa Ramos e Manuela Palma.
Este encontro conta também com a apresentação de 15 comunicações dos mais variados temas, desde os seus tempos em Coimbra até à relação com Setúbal, Paris e a Galiza, da censura à revolução e ao período das décadas de 1970 e 1980, além de duas conferências, uma sobre José Afonso e a Galiza, dada por Antón Mascato, um seu amigo galego, outra de Rui Vieira Nery sobre a sua música.
Estão também marcadas duas conferências, uma sobre José Afonso e a Galiza, proferida por Antón Mascato, um amigo galego, outra a cargo de Rui Vieira Nery, sobre a música.
Vai também ser apresentado o livro “Semeador de Palavras – Entrevistas a José Afonso” e ter lugar um concerto com a Vozes da União, Noitibó, Francisco Fanhais, Manuel Freire e Rogério Cardoso Pires, este às 21h30 de 26 de Outubro, igualmente no Fórum Luísa Todi e com entrada gratuita.
O congresso pode também assistir ao evento via streaming, com transmissão em directo no Youtube, no Facebook e no site da autarquia.
Na apresentação do evento, André Martins, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, explicou que se pretende que com este evento se constitua “uma oportunidade até hoje inédita” de cruzar vários saberes sobre o percurso do José Afonso, procurando “relacionar a investigação académica com outros campos dedicados à preservação e divulgação da memória do artista”.
Já para o historiador Albérico Afonso, este congresso tem uma dupla função. “Em primeiro lugar homenagear o autor, mas também pretende aprofundar o conhecimento sobre a obra multifacetada”.
Presente nesta apresentação esteve também João Madeira, investigador e membro da comissão organizadora, sublinhou o suporte científico sobre a vida e a obra do cantautor que é dado por entidades parceiras como o Instituto de História Contemporânea.