O Setubalense adere a serviço da Google e reforça ferramentas de acesso aos conteúdos

O Setubalense adere a serviço da Google e reforça ferramentas de acesso aos conteúdos

O Setubalense adere a serviço da Google e reforça ferramentas de acesso aos conteúdos

Jornal junta-se aos mais de 40 órgãos de comunicação social que aderiram em Portugal ao Google News Showcase

 

O SETUBALENSE juntou-se aos mais de 40 órgãos de comunicação social que aderiram em Portugal ao Google News Showcase, tornando-se parceiro da plataforma de agregação de notícias criada pela multinacional americana com o objectivo de criar novas ferramentas de acesso aos conteúdos jornalísticos.

- PUB -

Através do serviço, a Google “apoia os editores de notícias de todos os tamanhos e também o ecossistema de notícias em Portugal”. No âmbito da sua adesão ao programa, O SETUBALENSE tem agora de seleccionar diariamente dez notícias, ou outros conteúdos, para colocar no News Showcase, através da criação de seis painéis – três partilhados na parte da manhã e três durante a tarde.

Cabe também ao jornal escolher “os títulos e links que aparecem na Pesquisa Google e no Google Notícias”. Para o director de O SETUBALENSE, Francisco Alves Rito, “este acordo da Google com o jornal é um sinal da preocupação deste gigante tecnológico com a imprensa regional e, sobretudo, de que os conteúdos de proximidade têm valor”.

“Estamos convencidos de que o regional e o local são o futuro do jornalismo. Esta nova parceria com a Google vem fazer-nos acreditar ainda mais nessa perspectiva e dar-nos esperança para o futuro”, acrescentou.

- PUB -

Em seguida, garantiu ser “importante que os outros gigantes tecnológicos sigam este exemplo da Google, que é pioneira em acções concretas na aproximação à imprensa”. Com a plataforma, a multinacional diz “ajudar as pessoas a obter notícias e informações relevantes e que são importantes para elas e para sua comunidade”.

Além das quatro dezenas de órgãos de comunicação social que aderiram em Portugal ao programa, “no mundo foram já assinados acordos com mais de 1 400 publicações, em 16 países”.

Está, assim, disponível na Índia, Polónia, Japão, Alemanha, Portugal, Brasil, Áustria, Reino Unido, Austrália, Checa, Itália, Colômbia, Argentina, Canadá, Irlanda e Eslováquia, com mais de “90% das publicações a serem notícias locais ou comunitárias”.

- PUB -

O Google News Showcase, estreado em Outubro do passado ano, resulta de “uma nova experiência on-line alimentada por um investimento de mil milhões de dólares em organizações de notícias”. Através do serviço são disponibilizadas “ferramentas, formação e financiamento para auxiliar as organizações de notícias a evoluir na era digital”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -