Cerca de quatro centenas de atletas participaram na prova principal de dez quilómetros
A 27.ª edição da São Silvestre do Sado voltou a animar as ruas das Praias do Sado, em Setúbal, com cerca de quatro centenas de atletas a participarem na prova principal de dez quilómetros. Nuno Lopes foi o grande vencedor na prova masculina, sendo Joana Fonseca a erguer a medalha de ouro na corrida feminina, com ambas as provas a realizarem-se ao mesmo tempo, neste sábado.
Na corrida masculina, o triunfo pertenceu a Nuno Lopes, atleta do União Futebol Comércio e Indústria, que concluiu o percurso em 30 minutos e 32 segundos. O segundo lugar foi ocupado por Said Abeqrane, da UCRD Praiense, que terminou a prova a 18 segundos do vencedor. O atleta marroquino, vencedor das duas edições anteriores, não conseguiu repetir o feito nem melhorar o recorde da prova, fixado nos 30’20’’. A completar o pódio ficou Bruno Santos, também do União Futebol Comércio e Indústria, com o tempo de 31’02’’.
Em femininos, Joana Fonseca, a competir a título individual, foi a mais rápida, ao cortar a meta em 36 minutos e 56 segundos. Margarida Silva, da ACD do Jardim da Estrela, garantiu o segundo lugar, a apenas 12 segundos da vencedora, enquanto Ana Monteiro, do GD Estreito, fechou o pódio com a marca de 39’21’’.
A prova principal teve partida às 18h00, junto à sede da União Cultural, Recreativa e Desportiva Praiense, entidade organizadora do evento, numa iniciativa desenvolvida em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, a Junta de Freguesia do Sado e o Instituto Politécnico de Setúbal. O tiro de partida foi dado pelo vereador municipal Bruno Russo.
Em nota de Imprensa, a autarquia sadina explica que além da corrida competitiva, o programa integrou uma caminhada de cinco quilómetros, que reuniu cerca de 200 participantes, e a Corrida dos Flamingos, destinada a crianças e jovens, que contou com aproximadamente 80 participantes e teve início às 16h00.
Aberta a atletas federados e não federados, em representação individual ou coletiva, a São Silvestre do Sado distribuiu prémios monetários aos três primeiros classificados absolutos, masculinos e femininos, com valores de 300, 250 e 200 euros para primeiro, segundo e terceiro lugares, respetivamente.