29 Julho 2024, Segunda-feira

- PUB -
Número de desempregados no concelho de Setúbal desce para 4 910 em ano de pandemia

Número de desempregados no concelho de Setúbal desce para 4 910 em ano de pandemia

Número de desempregados no concelho de Setúbal desce para 4 910 em ano de pandemia

|

Dados foram relevados por Maria das Dores Meira, na apresentação do livro que retrata a evolução socioeconómica de Setúbal

 

Mesmo em ano atípico, marcado pela propagação da covid-19, o número de desempregados no concelho sadino desceu para os 4 910, o que representa um decréscimo de 690 cidadãos sem emprego, comparativamente aos 5 600 a registar em 2020.

- PUB -

Estes dados foram revelados por Maria das Dores Meira, presidente da Câmara de Setúbal, na apresentação do novo livro municipal na passada sexta-feira.

A publicação “Setúbal, uma baía aberta ao mundo – Retrato da economia no concelho” tem como principais temas a evolução socioeconómica da cidade, “bem como o tecido empresarial existente no concelho”.

A obra, com mais de duas centenas de páginas, contempla igualmente “uma análise profunda e detalhada” da “internacionalização” da cidade, “impulsionada pelo contributo das empresas sediadas no território e por investimentos realizados nos últimos anos para gerar emprego”, referiu o município em comunicado.

- PUB -

Para a autarca, no livro “está informação essencial sobre empresas de dimensão internacional, que geram milhares de empregos e incorporam tecnologia de ponta”.

Exemplo disso são a “The Navigator Company, que instalou na cidade umas das maiores máquinas de produção de papel, e a Lisnave, a qual concentra uma base tecnológica de ponta”, a par das “pequenas e médias firmas” instaladas em Setúbal.

De acordo com a edil, “algumas destas empresas saíram para outras paragens e voltaram, anos depois, à terra onde nasceram”. “O acolhimento que aqui tiveram para os projectos favorecia o desenvolvimento das ideias que tinham”, reforçou.

- PUB -

Também “a dinâmica e a posição geográfica da baía” foram referidas na sua intervenção, por fazerem com que “Setúbal seja um concelho atractivo para investidores”.

“Basta olhar para o que se passa na Sapec Bay, com a instalação de novas empresas no Parque Blue Biz, e para a presença da fábrica da Laser, um dos maiores produtores mundiais de embarcações de vela ligeira”, sublinhou.

Em seguida, Maria das Dores Meira “acrescentou o facto de o desenvolvimento turístico-económico ter potenciado a criação de muitas novas empresas na área da restauração e hotelaria e de serviços de suporte a estes sectores”.

“Setúbal, uma baía aberta ao mundo – Retrato da economia no concelho”, organizada em “três áreas nucleares”, “apresenta ainda matérias relacionadas com a qualificação da população e emprego, a estrutura empresarial, os sectores de actividade, os espaços de acolhimento de actividades económicas e a internacionalização e posicionamento externo de Setúbal”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -