Apresentação da obra está marcada para sexta-feira, no Moinho de Maré da Mourisca
O Moinho de Maré da Mourisca vai receber a apresentação do livro “História da Freguesia do Sado”, da autoria do historiador Diogo Ferreira. O evento está marcado para as 18h00 desta sexta-feira, sendo realizado no âmbito das Comemorações Bocagianas.
A moderação desta iniciativa, que terá entrada gratuita, estará a cargo do editor e designer da obra, José Teófilo Duarte, com a apresentação a ser feita pelo professor Daniel Pires, existindo ainda espaço para um apontamento musical de Vitorino Salomé.
Em nota de Imprensa, a autarquia sadina explica que esta publicação resulta de uma investigação arquivística e da recolha de memória oral, reunindo personalidades, episódios, factos e curiosidades de um território até agora pouco estudado.
De acordo com o município, entre os temas abordados destacam-se os templos religiosos desaparecidos, a segunda vaga industrial das décadas de 1960/1970, a atividade associativa local e as figuras que se notabilizaram na resistência à ditadura.
Esta obra é oferecida pela Junta de Freguesia do Sado, a entidade promotora da edição no âmbito do 40.º aniversário da sua fundação, e que organiza o evento de apresentação no âmbito das Comemorações Bocagianas 2025.
Doutorado em História Contemporânea pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Diogo Ferreira tem dedicado mais de uma década à investigação da história local de Setúbal, sendo autor de uma vasta bibliografia sobre o passado da região.
A apresentação é feita no âmbito das comemorações, em torno do Dia da Cidade, celebrado a 15 de setembro, e que este ano assinalam os 260 anos do nascimento do poeta Bocage, numa organização da Câmara Municipal de Setúbal com parcerias que se estende por todo o mês.