Madalena Gomes da Silva coloca processo de transição para um novo edifício, ainda em construção, como uma das principais metas
A nova directora da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (ESS/IPS), Madalena Gomes da Silva, tomou posse na passada sexta-feira, e assumiu como prioridades o processo de transição para um novo edifício, ainda em construção, e o crescimento “articulado e sustentável” da oferta formativa.
Ao longo dos últimos sete anos foi subdirectora da ESS/IPS, sendo que desempenhava desde Maio as funções de directora interina, tendo sido eleita por unanimidade em reunião do respectivo Conselho de Representantes da ESS/IPS, sucedendo a António Manuel Marques, que exerceu o cargo desde Julho de 2018 até ao último mês de Maio. Na sua equipa terá agora como subdirectores os docentes António Freitas e Ana Lúcia Ramos, empossados na mesma ocasião.
Na sua primeira intervenção enquanto presidente, Madalena Gomes da Silva explicou que a passagem para o novo edifício, esperada ao longo de 25 anos, deverá concretizar-se, em pleno, no horizonte dos próximos quatro anos. “A sua preparação detalhada é fundamental para a garantia de uma transição eficaz, transformadora e promotora de desenvolvimento. É um momento único que deveremos saber aproveitar”, referiu.
A nova responsável defendeu também a médio e longo prazo, “um quadro formativo integrado, flexível e intercomunicante” entre os vários ciclos de estudos, dos cursos de licenciatura aos potenciais futuros doutoramentos, sem esquecer a “emergente tendência” das formações de curta duração, sempre “em estreita relação com a investigação produzida na ESS/IPS, e as organizações da comunidade”.
Já a presidente do IPS, Ângela Lemos, na sua intervenção, expressou reconhecimento público ao anterior director, António Marques, pelo trabalho desenvolvido e “contributo decisivo na consolidação da ESS/IPS.
Relativamente ao trabalho que se antevê para Madalena Gomes da Silva, considerou que “será liderado por alguém que bem conhece a casa, os seus valores, os seus recursos, os seus desafios e as suas potencialidades”.
Ao longo dos 25 anos que está no IPS, Madalena Gomes da Silva assumiu vários cargos, nomeadamente os de presidente do Conselho Científico e do Conselho de Representantes, e de coordenadora de departamento, curso de mestrado e de licenciatura.