“Nosso Bairro, Nossa Cidade” marca aniversário de uma década com novos projectos

“Nosso Bairro, Nossa Cidade” marca aniversário de uma década com novos projectos

“Nosso Bairro, Nossa Cidade” marca aniversário de uma década com novos projectos

Carlos Rabaçal elogiou empenho dos moradores e entidades nos objectivos

 

Estão traçadas novas linhas orientadoras para dar rumo e continuidade ao projecto “Nosso Bairro, Nossa Cidade”, que junta a Câmara Municipal de Setúbal, a Junta de Freguesia de São Sebastião, moradores dos bairros da Bela Vista, Forte da Bela Vista, Alameda das Palmeiras, Quinta de Santo António e Manteigadas, com mais de três dezenas de entidades que se associaram à iniciativa que completou recentemente 10 anos.

- PUB -

“Passaram-se dez anos e os moradores decidiram que é para continuar com o trabalho intenso de empoderamento colectivo”, disse Carlos Rabaçal, vereador da autarquia sadina, durante a última reunião do projecto, que decorreu no auditório do Edifício Sado.

No presente ano, em que a iniciati- va conta com 25 projectos dinamizados, o autarca refere que “o trabalho desenvolvido pelos moradores e a ligação entre si é indestrutível”. “Desde o primeiro dia fizemos reuniões com instituições, muito importantes para ajudar a configurar o programa e a encontrar soluções colectivas para problemas identificados”, diz ainda.

Também Raquel Levy, chefe da Divisão de Habitação Pública Municipal apontou as “evidências do grande dinamismo dos moradores”.

- PUB -

A “obra do Auditório Municipal da Bela Vista, a dinamização do Espaço da Velha Guarda e a conclusão da obra do ginásio comunitário da Bela Vista” são novos planos em vista, como detalha a nota de Imprensa da autarquia sadina.

O investimento global para os bairros municipais, inserido na Estratégia Local de Habitação de Setúbal, é de 297 milhões de euros – “dos quais cerca de 196 milhões são em propriedade pública e 100 milhões em propriedade privada”. No total de 20 operações espera-se a requalificação e construção de 3722 habitações/alojamentos.

Na última sessão marcaram presença representantes da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Setúbal, Monstro Colectivo, YMCA/ACM Setúbal, GAT Setúbal, Instituto das Comunidades Educativas, ACES Arrábida, PSP, Associação Cabo-Verdiana de Setúbal e Rotary Clube de Setúbal. Juntaram- -se ainda responsáveis da Cáritas Diocesana de Setúbal, Grupo Desportivo “Os Amarelos”, Associação de Especialistas da Força Aérea de Setúbal, Associação Garrrbage, Clube de Ténis de Mesa de Setúbal, Instituto Politécnico de Setúbal e Ciência Viva.

- PUB -

A reunião contou com a discussão dos novos projectos, e consolidação dos já agendados, que vão dotar os bairros de novos espaços verdes, espaços culturais, e locais de habitação.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -