Noite Europeia dos Investigadores quer ser palco de experiências para todos

Noite Europeia dos Investigadores quer ser palco de experiências para todos

Noite Europeia dos Investigadores quer ser palco de experiências para todos

Evento organizado pelo IPS em parceria com a autarquia está agendado para esta sexta-feira

Está de regresso a Setúbal a Noite Europeia dos Investigadores (NEI), com o objetivo de transformar o centro da cidade num “palco de experiências, descobertas científicas e partilha de conhecimentos entre investigadores/as e a comunidade”. O evento, organizado pela quarta vez consecutiva pelo Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) está agendado para esta sexta-feira.

- PUB -

O evento volta a contar com as parcerias da Câmara Municipal de Setúbal e dos politécnicos de Beja e de Portalegre, permitindo que três cidades, em simultâneo, ofereçam programas próprios sob a temática comum ‘Ciência para os Desafios Globais: compreender o passado e caminhar para o futuro’.

Quanto às atividades, estas concentram-se na Casa da Baía a partir das 17h00, distribuindo-se entre workshops, conversas, momentos de animação e o espaço ‘Ciência sai à rua’, local onde será possível conhecer em vários expositores os projetos científicos em curso no IPS e participar em atividades práticas dinamizadas por docentes e investigadores, explica a organização em nota de Imprensa.

Este evento tem como objetivo que o cidadão comum perceba, de “forma lúdica”, qual o impacto da ciência na vida em sociedade, em áreas como a sustentabilidade ambiental, saúde, bem-estar e condição física, inclusão e inovação tecnológica. De acordo com a organização, interagir com a maquete de uma casa inteligente, perceber como a aprendizagem automática (machine learning) contribui para a prevenção e deteção do cancro, ou até mesmo ouvir a “música” da subsuperfície da Terra através de um georadar, são algumas das experiências possíveis.

- PUB -

No programa apresentado pelo politécnico setubalense está também contemplada a mesa-redonda ‘Plataforma Dinamiza: Pontes entre Academia e Sociedade’, que “dará a conhecer esta nova interface digital que reforça a cooperação entre o Ensino Superior, o poder local e o tecido empresarial, social e cultural” da Península de Setúbal e do Litoral Alentejano.

Relativamente às atividades agendadas que requerem inscrição prévia contam-se uma visita guiada, às 18h00, e uma conversa sobre a história de Setúbal, às 19h30, a cargo do historiador Diogo Ferreira. Nestas iniciativas o IPS convida a comunidade a “embarcar numa viagem pela história e memória da cidade”, com uma “paragem mais demorada” em 1930,  ano da 1.ª Exposição Regional do Distrito de Setúbal.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não