Noite Europeia dos Investigadores aproxima setubalenses da ciência

Noite Europeia dos Investigadores aproxima setubalenses da ciência

Noite Europeia dos Investigadores aproxima setubalenses da ciência

Autarquia realça aprofundamento da parceria entre Câmara Municipal e o IPS. Ângela Lemos destaca articulação da investigação com o ensino

A Noite Europeia dos Investigadores (NEI) regressou a Setúbal para mais uma edição, com o objectivo de “aproximar os investigadores do público leigo”. Esta edição, subordinada ao tema ‘Ciência para um Futuro Sustentável’, ofereceu um programa de “actividades lúdicas” destinado a aproximar o cidadão comum da ciência.

- PUB -

Ângela Lemos, presidente do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), agradeceu aos docentes e estudantes por articularem a investigação com o ensino e a aprendizagem. Já André Martins, presidente da Câmara Municipal, salientou o aprofundamento da parceria entre a autarquia e o politécnico sadino.

As actividades desta edição, organizada pelo IPS em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, concentraram-se na Casa da Baía a partir das 17h30, distribuindo-se entre workshops, conversas, momentos de animação e o espaço “Ciência sai à rua”, onde foi possível conhecer em vários expositores os projectos científicos em curso no IPS e participar em actividades práticas dinamizadas por docentes, investigadores e parceiros da instituição.

A presidente do politécnico setubalense, Ângela Lemos, fez questão de agradecer aos estudantes, aos investigadores e aos professores que participaram no evento, pela forma “como conseguem articular a investigação com o ensino e a aprendizagem”.

- PUB -

A responsável pela instituição do ensino superior realçou também que na Noite dos Investigadores participavam alunos de vários níveis do ensino superior, isto porque o envolvimento dos estudantes é uma “característica do trabalho de investigação” que é feito na instituição. “Temos connosco alguns estudantes de mestrado, de doutoramento e também de licenciatura, porque é aí que nós começamos”, considerou.

Sendo esta uma iniciativa organizada pelo IPS em parceria com a autarquia setubalense, marcou presença no evento o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins. O autarca considerou, na sexta-feira, que é “muito importante” o aprofundamento da parceria com o Instituto Politécnico de Setúbal, para que “haja cada vez mais iniciativas” que liguem a instituição de ensino superior e a cidade.

 “Para nós é muito importante aprofundar esta relação e o compromisso é que vamos continuar a trabalhar, a Câmara Municipal e o Instituto Politécnico, no sentido de termos cada vez mais iniciativas que façam a ligação entre a cidade e a vida do Politécnico, nas várias componentes, na formação, na aprendizagem e na investigação”, disse o edil sadino na abertura da Noite Europeia dos Investigadores, que teve lugar na Casa da Baía.

- PUB -

O líder autárquico realçou que para a Câmara Municipal de Setúbal, é “muito gratificante manter e aprofundar” a parceria com o Instituto Politécnico de Setúbal e com as suas escolas”, sublinhando o “objectivo permanente” de “trazer para a cidade” o IPS e a sua família académica.

 Para André Martins é “fundamental” que o politécnico de Setúbal “sinta que está na cidade” e que quem vive no concelho sinta que esta instituição de ensino superior e “a sua grande família”, composta por 10 mil alunos, professores e outros técnicos, “também se sintam envolvidos por esta cidade”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -