Autarquia realça aprofundamento da parceria entre Câmara Municipal e o IPS. Ângela Lemos destaca articulação da investigação com o ensino
A Noite Europeia dos Investigadores (NEI) regressou a Setúbal para mais uma edição, com o objectivo de “aproximar os investigadores do público leigo”. Esta edição, subordinada ao tema ‘Ciência para um Futuro Sustentável’, ofereceu um programa de “actividades lúdicas” destinado a aproximar o cidadão comum da ciência.
Ângela Lemos, presidente do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), agradeceu aos docentes e estudantes por articularem a investigação com o ensino e a aprendizagem. Já André Martins, presidente da Câmara Municipal, salientou o aprofundamento da parceria entre a autarquia e o politécnico sadino.
As actividades desta edição, organizada pelo IPS em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, concentraram-se na Casa da Baía a partir das 17h30, distribuindo-se entre workshops, conversas, momentos de animação e o espaço “Ciência sai à rua”, onde foi possível conhecer em vários expositores os projectos científicos em curso no IPS e participar em actividades práticas dinamizadas por docentes, investigadores e parceiros da instituição.
A presidente do politécnico setubalense, Ângela Lemos, fez questão de agradecer aos estudantes, aos investigadores e aos professores que participaram no evento, pela forma “como conseguem articular a investigação com o ensino e a aprendizagem”.
A responsável pela instituição do ensino superior realçou também que na Noite dos Investigadores participavam alunos de vários níveis do ensino superior, isto porque o envolvimento dos estudantes é uma “característica do trabalho de investigação” que é feito na instituição. “Temos connosco alguns estudantes de mestrado, de doutoramento e também de licenciatura, porque é aí que nós começamos”, considerou.
Sendo esta uma iniciativa organizada pelo IPS em parceria com a autarquia setubalense, marcou presença no evento o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins. O autarca considerou, na sexta-feira, que é “muito importante” o aprofundamento da parceria com o Instituto Politécnico de Setúbal, para que “haja cada vez mais iniciativas” que liguem a instituição de ensino superior e a cidade.
“Para nós é muito importante aprofundar esta relação e o compromisso é que vamos continuar a trabalhar, a Câmara Municipal e o Instituto Politécnico, no sentido de termos cada vez mais iniciativas que façam a ligação entre a cidade e a vida do Politécnico, nas várias componentes, na formação, na aprendizagem e na investigação”, disse o edil sadino na abertura da Noite Europeia dos Investigadores, que teve lugar na Casa da Baía.
O líder autárquico realçou que para a Câmara Municipal de Setúbal, é “muito gratificante manter e aprofundar” a parceria com o Instituto Politécnico de Setúbal e com as suas escolas”, sublinhando o “objectivo permanente” de “trazer para a cidade” o IPS e a sua família académica.
Para André Martins é “fundamental” que o politécnico de Setúbal “sinta que está na cidade” e que quem vive no concelho sinta que esta instituição de ensino superior e “a sua grande família”, composta por 10 mil alunos, professores e outros técnicos, “também se sintam envolvidos por esta cidade”.