Área Metropolitana de Lisboa, Câmara de Grândola e Atlantic Ferries já tiveram primeira reunião
As negociações para que os barcos que fazem a travessia do Sado tenham também passes mais baratos já arrancaram, revelou ontem à noite o vice-presidente da Câmara de Setúbal.
Num debate no blogue Praça do Bocage, que envolveu também Bruno dias, deputado do PCP, e Luís Leitão, da União de Sindicatos de Setúbal, Manuel Pisco disse que estão a decorrer negociações entre a Área Metropolitana de Lisboa (AML), Câmara de Grândola e Atlantic Ferries, empresa concessionária desta travessia fluvial.
“Fica a noticia: hoje mesmo a AML esteve a negociar não só com Grândola mas com a Atlantic Ferries”, afirmou o autarca comunista. “Estamos a tratar agora das ligações da área metropolitana com a CIM [comunidades intermunicipais] limítrofes, que fazem fronteira com concelhos limítrofes”, acrescentou Manuel Pisco.
O argumento de que o “processo tem que ser completado” por fases foi usado pela CDU na reunião da Câmara Municipal de Setúbal para chumbar a proposta do PSD de uma recomendação ao Governo para que os novos passes sejam alargados ao rio.
A proposta que o vereador Nuno Carvalho apresentou “solicita a possibilidade de incluir neste programa uma importante ligação fluvial que serve simultaneamente de porta de entrada na Área Metropolitana de Lisboa (AML), especificamente a ligação fluvial no Rio Sado que liga Setúbal a Troia, concelho de Grândola”.
A CDU votou contra esta recomendação com o argumento, apresentado por Manuel Pisco de que essa matéria está a ser tratada na fase de negociação com as comunidades intermunicipais que se iniciou entretanto.
Embora contra a proposta social-democrata, o PCP é a favor da redução do preço dos bilhetes da Atlantic Ferries.
Em comunicado divulgado na semana passada, a Concelhia de Setúbal do PCP afirmava que “é imperativo proceder a uma redução tarifária que equipare os preços da travessia Setúbal-Tróia aos preços praticados na Área Metropolitana de Lisboa”.
Recorde-se que o passe individual normal na Atlantic Ferries custa actualmente 79 euros e que não há descontos para crianças ou idosos.