Empresa afirma que resultado deste ano é o reflexo do “empenho e superação dos actuais 1 157 colaboradores”
O Complexo Industrial de Setúbal da The Navigator Company, localizado no Parque Industrial da Mitrena, produziu este ano a maior quantidade de pasta registada desde a sua instalação na região, com um total de 18 milhões de toneladas, tendo alcançado com este resultado “um marco histórico relevante”, referiu a empresa em comunicado.
A conquista, além de “reflectir o elevado empenho e superação dos actuais 1 157 colaboradores que fazem parte desta unidade, num ano atípico de actividade”, espelha a “dedicação de todas as equipas que, ao longo da sua história, contribuíram para cada milhão alcançado com elevada competência, criatividade e inovação”.
“Inaugurado em 1964”, o Complexo Industrial de Setúbal é constituído por uma fábrica de pasta e duas de papel, integrando, ainda, “duas centrais de cogeração renovável a biomassa, uma central termoeléctrica a biomassa e uma de cogeração a gás natural”. Desta forma, é capaz de assegurar “uma capacidade de produção de 550 mil toneladas de pasta integrada e de 775 mil toneladas/ano de papel”. É também no complexo instalado na cidade sadina que “se encontra a maior central fotovoltaica do País em ambiente industrial”.
De acordo com a mesma nota, “a The Navigator Company é um dos principais parceiros estratégicos de actividade na região de Setúbal, contribuindo directamente para o seu crescimento económico a médio e longo prazo”. “Este Complexo Industrial sofreu uma profunda transformação em 2009, com a inauguração da fábrica de papel About The Future – hoje denominada Navigator Paper Setúbal – e que representa um dos marcos mais importantes na sua história, assim como na capacidade industrial do País, permitindo à empresa tornar-se líder europeu na produção de papéis finos de impressão e escrita não revestidos e um dos maiores produtores a nível mundial”.
No total, “o investimento nesta unidade ‘state-of-the-art’, onde a inovação tecnológica está presente em todos os sistemas e processos de fabrico, ascendeu, na altura, os 600 milhões de euros (incluindo a nova central de cogeração), tendo proporcionado a criação de 350 novos postos de trabalho”, sendo que cada um “contribui para a existência de 2,5 empregos na região”.
A The Navigator Company dispõe, ainda, em Setúbal, “da máquina de papel fino não revestido mais larga do mundo, cuja capacidade permite produzir 500 mil toneladas de papel/ano, a uma velocidade máxima de 1 800 metros por minuto”. “Esta máquina permite que fique integrada em papel 100% da pasta que é produzida nesta unidade fabril, elevando assim a capacidade anual de produção do grupo para 1,6 milhões de toneladas de papel fino não revestido”, explica a empresa.