Empresa lidera consórcio de 27 parceiros que está a implementar a tecnologia. Reduz em 50% o tempo necessário para arrefecimento em frigorífico
Já imaginou a possibilidade de um rótulo em papel ser capaz de refrescar bebidas em pouco mais de 10 minutos? Pois esqueça a hipótese e prepare-se para abraçar a realidade. A Navigator Company acaba de anunciar que está a cooperar com “um conjunto de entidades para a implementação do projecto de embalagens inteligentes GELA”, que vai permitir “uma redução significativa do tempo necessário para refrescar bebidas no frigorífico”. Trata-se de “um rótulo à base de fibras de celulose”, revelou a empresa.
“Com a nova tecnologia GELA, desenvolvida pelo Laboratório Colaborativo AlmaScience, do qual a Navigator é um dos associados fundadores, 12 a 15 minutos é o tempo necessário para que uma bebida fique à temperatura ideal – um período cerca de 50% menor ao obtido com os métodos convencionais que têm de lidar com a baixa condutividade térmica do vidro”, explica.
De acordo com a empresa sediada na Mitrena, em Setúbal, o projecto oferece mais do que uma vantagem. “Trata-se de uma inovação que não só demonstra a viabilidade de soluções disruptivas para rótulos e embalagens com controlo térmico como também abre caminho para futuras aplicações, que envolvem a redução do tempo para congelamento de produtos”, realça.
A Navigator lembra que “a tecnologia e a sua demonstração em protótipos para rotulagem está a ser desenvolvida ao abrigo da Agenda ‘From Fossil to Forest’, com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência [PRR] e dos Fundos Next Generation EU”.
O consórcio envolvido no projecto é liderado pela Navigator Company e conta com “27 parceiros em diferentes áreas de trabalho”, entre os quais, destaca a empresa de Setúbal, “o Laboratório Colaborativo AlmaScience – que, além do GELA, é responsável pelo desenvolvimento de outras soluções para controlo de temperatura baseadas em celulose –, em parceria com o RAIZ – Instituto de Investigação da Floresta e Papel e o Grupo Superbock”.
Missão sustentável
A Navigator sublinha a importância da agenda mobilizadora que tem permitido apostar na investigação. “Com um investimento global de 103 milhões de euros, dos quais 80 milhões se destinam a investimento produtivo e 23 milhões a investigação e desenvolvimento, a Agenda Mobilizadora ‘From Fossil to Forest – Produtos de Embalagem Sustentáveis para Substituição do Plástico Fóssil’ vem confirmar e reforçar o valor acrescentado da floresta de eucalipto para a economia nacional.”
O projecto GELA, reforça ainda a Navigator, constitui “mais um passo significativo na missão da empresa de criar valor sustentável e promover a bioeconomia”, ao mesmo tempo que traduz “um impacto positivo na sociedade, no clima e na Natureza”. “Este é um compromisso reflectido na Agenda 2030 da Companhia, que visa ‘Criar Valor com Responsabilidade’ bem como no seu propósito corporativo: ‘são as pessoas, a sua qualidade de vida e o futuro do planeta que nos inspiram e movem’”, conclui.