No total estão a ser reabilitadas 1267 habitações no âmbito da Estratégia Local de Habitação e com ajuda do PRR
Já vão poder voltar às suas casas 16 famílias dos bairros da Bela Vista e do Forte da Bela Vista cujas habitações estavam a ser reabilitadas no âmbito da Estratégia Local de Habitação.
A Câmara de Setúbal voltou a devolver as chaves aos moradores numa cerimónia simbólica, realizada no Espaço Nosso Bairro, Nossa Cidade da Bela Vista, onde a presidente da autarquia sublinhou “o grande investimento” que está a ser realizado na reabilitação dos bairros de habitação pública municipal, graças aos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Maria das Dores Meira notou que o processo tem sido demorado, mas que a autarquia tem desenvolvido um grande esforço. “Sei que este processo está a ser muito doloroso, mas o sacrifício vai valer a pena quer para vocês, quer para a Câmara Municipal que tem desenvolvido aqui um esforço muito grande para vos proporcionar melhores condições de habitabilidade”, lê-se em nota de Imprensa enviada a O SETUBALENSE.
Durante a cerimónia a autarca pediu ainda aos moradores para “cuidarem e preservarem as ‘novas’ casas”, porque a reabilitação das habitações públicas municipais é um “investimento que a câmara sozinha não conseguiria realizar e só foi possível graças a fundos comunitários”.
Desde fevereiro que têm vindo a ser devolvidas as chaves das casas agora com as devidas condições de habitabilidade, dignidade e conforto. “Nos sete bairros de habitação pública municipal abrangidos pelo programa estão a ser executadas obras em 167 fogos e já foram devolvidas às famílias 203 habitações reabilitadas, num total de 1267 habitações que vão ser intervencionadas com o objetivo de melhorar a eficiência energética, através do isolamento de fachadas, substituição de caixilharias e de telhados”, lê-se na mesma informação.
A renovação integral de cozinhas e instalações sanitárias e a modernização de infraestruturas de abastecimento de água, sistemas de drenagem, comunicação e energia são as principais empreitadas nas casas.
Além dos bairros da Bela Vista e do Forte da Bela Vista, estão a ser feitas obras na Alameda das Palmeiras, nas Manteigadas, na Quinta do Freixo, na Quinta de Santo António e no Bairro Afonso Costa.
Na primeira das zonas já foram devolvidas um total de 42 casas em sete edifícios, estando em execução obras em 35 habitações de um total de 225 fogos a intervencionar. Nas Manteigadas, foram entregues 96 casas reabilitadas em 16 prédios, e encontram-se em curso obras em três edifícios e 17 habitações, num total de 19 prédios e 113 fogos.
Já na Quinta de Santo António, iniciou-se a primeira fase das obras em 74 fogos e 13 edifícios das ruas das Amendoeiras e das Piteiras e da Praceta das Amendoeiras.
Na Quinta do Freixo “encontram-se em execução trabalhos de reabilitação em 31 habitações, num total de 88 fogos a intervencionar nos dois prédios de habitação pública municipal do bairro”. E, no Bairro Afonso Costa, onde estão a ser intervencionados 308 fogos em 36 edifícios, a empreitada, dividida em três lotes, foi adjudicada no início de novembro, e já está a ser feito o isolamento das fachadas.