19 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Município debate adaptações às alterações climáticas em Fórum Europeu

Município debate adaptações às alterações climáticas em Fórum Europeu

Município debate adaptações às alterações climáticas em Fórum Europeu

Carla Guerreiro, vice-presidente da autarquia, defendeu que um dos “principais desafios” é o das inundações rápidas no centro de Setúbal

 

A Câmara Municipal de Setúbal marcou presença no Fórum Europeu de Resiliência Urbana 2023, juntamente com mais de 350 participantes de 44 países. Neste encontro foram definidos os “caminhos para uma transformação resiliente na Europa e no mundo” e debatidas as direcções a serem tomadas com as alterações climáticas.

- PUB -

A vice-presidente da autarquia sadina, Carla Guerreiro, esteve no painel de abertura deste fórum europeu, tendo aprofundado as “questões da adaptação às alterações climáticas no território de Setúbal”.

A vereadora do executivo setubalense destacou, segundo nota de Imprensa da autarquia, a adesão do município ao Pacto de Autarcas para o Clima e Energia, em 2015, a participação na construção do plano de adaptação climática da Área Metropolitana de Lisboa e a participação no projecto CLIMAXX enquanto um dos cinco territórios-piloto.

Carla Guerreiro defendeu neste encontro que um dos “principais desafios” é o das inundações rápidas no centro de Setúbal, que considera ser um “problema antigo” e “agravado pelas alterações climáticas”. A vice-presidente realçou que o município investiu “mais de três milhões de euros” na construção de bacias de retenção de cheias e “apostou na vegetação autóctone e na protecção da biodiversidade existente”.

- PUB -

A cidade do Sado esteve também numa sessão paralela, onde foram explorados os “impactes das alterações climática”, com os convidados a “trocarem conhecimentos e ideias” sobre o passado e o futuro da “resiliência nas suas regiões”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -