22 Julho 2024, Segunda-feira

- PUB -
Município assegura recolha de monos e verdes em Azeitão a partir desta segunda-feira

Município assegura recolha de monos e verdes em Azeitão a partir desta segunda-feira

Município assegura recolha de monos e verdes em Azeitão a partir desta segunda-feira

Serviço passa a ser feito diariamente na freguesia. Centro de Recolha de Resíduos do Choilo vai ser encerrado

Os Serviços Municipalizados de Setúbal (SMS) assumem a partir de hoje a recolha de resíduos de volumosos (monos) e verdes em Azeitão, tarefa que até agora estava a cargo da junta de freguesia.

- PUB -

A medida integra o plano de reorganização da recolha de resíduos urbanos, que a Câmara Municipal em conjunto com os SMS e a Junta de Azeitão concertaram para “ampliar a capacidade de deposição de resíduos, melhorar os serviços e garantir a limpeza da via pública”, informam os SMS, em nota de Imprensa.

Os SMS – que já garantiam a recolha de resíduos indiferenciados e orgânicos na localidade – passam assim a assegurar também a recolha de monos e verdes, que será “diária”, mas que terá de ser “agendada pelos munícipes”. No caso dos resíduos verdes, a recolha é “grátis até 3 m3”.

“Acreditamos que se vai operar uma melhoria significativa no estado de limpeza das ruas em Azeitão. A recolha de verdes e monos era feita duas vezes por semana e passa agora, com mais meios, a ser feita de segunda a sábado: seis dias por semana. Tivemos de reorganizar as nossas equipas de recolha, mas também alocámos mais recursos humanos e técnicos que nos permitem estas mudanças operacionais”, afirma Carlos Rabaçal, presidente do conselho de administração dos SMS, citado na mesma nota.

- PUB -

O responsável realça os apoios da Câmara e da Junta de Freguesia, indispensáveis para montar a operação “num território com mais de 69 Km2”, e dá nota de “outra importante peça” no plano de reorganização dos serviços: o encerramento ao público do Centro de Recolha de Resíduos do Choilo, a partir do próximo sábado, 6, face à sua “desadequação operacional e ambiental”.

“As empresas que utilizavam esta instalação podem depositar resíduos verdes ou resíduos de construção e demolição directamente na AMARSUL no Ecoparque de Setúbal ou no Ecoparque de Palmela. Os trabalhos de desactivação e limpeza do espaço do Choilo também já estão em curso”, indica.

O plano de reorganização engloba ainda a instalação recente da rede de oleões – 12 estão localizados em Azeitão – e o alargamento do sistema de recolha porta-a-porta de biorresíduos, quer no sector doméstico quer no da restauração, que está previsto ainda para este ano. “A recolha de resíduos em Azeitão já está a mudar e vai melhorar muito, com a ajuda da população”, acredita Rabaçal.

- PUB -

Prevista no plano de investimentos para 2025-2027 da AMARSUL está a instalação de um Ecocentro em Azeitão, solicitado pela Câmara e pelos SMS, o qual não obteve ainda aprovação da tutela.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -