Câmara de Setúbal diz que apesar do cancelamento de iniciativas, o movimento associativo teve financiamento reforçado
As contingências impostas pela pandemia obrigaram a que, no ano passado, o movimento associativo teve de cancelar mais de 70% dos eventos programados. Uma circunstância que, mesmo assim, não impediu a Câmara de Setúbal de “aumentar o montante de apoios directos e indirectos” a estas organizações.
Ainda em comunicado, a autarquia refere que “não só manteve os apoios financeiros directos, como os aumentou, numa perspectiva do apoio extraordinário e de emergência às colectividades.
Em termos globais, o apoio da autarquia em 2020 ao “movimento associativo e aos agentes culturais e desportivos totalizaram 2 milhões e 507 mil euros”.
Assim, o balanço da autarquia refere um apoio directo superior a um milhão e 89 mil euros, enquanto que, antes da pandemia, em 2019, a verba atribuída ao movimento associativo foi na ordem dos 806 mil. Feitas as contas, houve um acréscimo de 283 mil e 270 euros.
Ou seja, mais 26%, o que “se traduz num verdadeiro apoio extraordinário ao movimento associativo do concelho”, conclui o mesmo documento emitido pela câmara.
Quanto a apoios financeiros directos para a área cultural, “passaram de 304 mil euros em 2019 para 430 mil euros em 2020, um crescimento de 41%”. Para as cinco companhias e grupos de teatro do concelho, este financiamento foi de “200 mil euros”.
Também as colectividades seleccionadas para o Concurso das Marchas Populares de Setúbal 2020 “receberam um apoio global de 26 mil e 400 euros”.
Para o movimento associativo desportivo, através da Matriz de Apoio, o contributo financeiro “passou de 115 mil euros em 2019, para 122 mil euros em 2020”, um crescimento de 7%, apesar de a maioria dos clubes desportivos ter parado quase por completo a sua actividade durante diversos meses.
No ano passado, a Câmara Municipal de Setúbal “atribuiu um valor total de 219 mil euros ao movimento associativo para a realização de obras nas suas instalações”.
Na aquisição de serviços para programação cultural, desportiva, social e de juventude, “foi entregue um montante de 630 mil euros, que incluiu a contratação de artistas e outros agentes culturais para programação nos diversos espaços e instalações culturais e desportivas”.
Manutenção de verbas em 2021
Para 2021 “já está em execução um conjunto de projectos de apoio e financiamento por parte do município no âmbito da cultura, no sentido de complementar o apoio directo aos agentes culturais locais e à produção cultural”. É o caso dos programas “Setúbal Cultura Sem Barreiras”, com 60 mil euros para pagamento directo a artistas e agentes culturais, e “Mural 18 – Programação Cultural em Rede”, com 69 mil e 500 euros”.
A Câmara de Setúbal salienta ainda para 2021 a “manutenção e o reforço dos valores protocolados com as associações e colectividades e o início de “Bolsas Artísticas”, um projecto inovador com um valor global de 45 mil euros de investimento”.
O município “continuará a isentar de taxas de utilização os equipamentos culturais e desportivos todo o movimento associativo, o que representa um montante anual de aproximadamente 370 mil euros”, afirma autarquia.