Criada por pouco mais de 50 jovens a exposição está patente na Feira de Sant’Iago até 3 de Agosto, passando depois para o Auditório José Afonso
Foi com o objectivo de valorizar o papel da juventude como agente de transformação social e para criar espaços de escuta activa que nasceu a exposição “Somos hoje – O nosso tempo é agora”, patente agora na Feira de Sant’Iago.
Esta está disponível para visitas desde a passada quinta-feira, na zona da Feira do livro e do Vinil, e vai aqui estar até 3 de Agosto – dia de encerramento do evento – passando depois para o Auditório José Afonso, onde ficará acessível ao público durante um ano.
O projecto surgiu no âmbito do Fórum Municipal da Juventude, realizado em Março, e teve coordenação da Câmara Municipal de Setúbal e o com envolvimento directo dos jovens. Participaram nesta criação membros da All aBoard, APPACDM de Setúbal, Faísca Voadora, CASTOR, YMCA e Teia Trampolim, bem como estudantes das escolas secundárias D. João II e Lima de Freitas, da Escola Básica de Aranguez e da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal.
O objectivo, explica a autarquia em nota de Imprensa, é “reforçar a representatividade e incentivar a acção cívica e social da juventude setubalense” sendo que na obra é possível ver “painéis com pinturas que exaltam valores sociais fundamentais como a inclusão, a justiça e participação cívica”.
Para além da exposição, a Câmara de Setúbal dinamizou a campanha de comunicação #SomosHoje, desenvolvida em articulação com jovens de todo o concelho. A campanha inclui testemunhos em formato audiovisual, nos quais os jovens partilham “o que os motiva no presente e o que lhes dá impulso para o futuro, bem como as necessidades, inquietações e interesses, para, em conjunto, se afirmarem enquanto agentes de mudança”.
Os primeiros conteúdos foram divulgados em Março no âmbito do Mês da Juventude, com especial destaque para as redes sociais. A divulgação continuará ao longo de todo o ano.