Empreitada tem como objectivo devolver espaços verdes e qualidade de vida aos munícipes da Junta de Freguesia de São Sebastião
Iniciaram a todo o gás as intervenções no Bairro Humberto Delgado, na freguesia de São Sebastião, em Setúbal, para melhorar a acessibilidade, os espaços verdes e a qualidade de vida daqueles munícipes.
Numa empreitada adjudicada à empresa Enocivil pelo valor de 70 mil euros o espaço entre as ruas Raul Brandão, Eça de Queirós e Júlio Dinis, vai ser intervencionado tendo em vista as questões de “mobilidade e acessibilidade, recreio, vivência e identidade do espaço público urbano e ainda sustentabilidade ambiental”, como explica em nota de Imprensa a Câmara Municipal de Setúbal.
No sentido de melhorar a mobilidade pedonal do espaço, procede-se à “recuperação dos passeios degradados, repavimentações e instalação de percursos em eixos pedonais, instalação de passadeiras com rebaixamento nos principais atravessamentos e reordenação das áreas de estacionamento automóvel”.
A zona vai agora contemplar uma “área de convívio com mesas e cadeiras, uma ampla faixa de ligação entre as duas ruas com núcleos de bancos e cadeiras e uma zona para a prática desportiva informal, com equipamentos de fitness”.
Para a manutenção da estrutura verde urbana do arruamento decorre a “instalação de áreas verdes e a estruturação da zona de estadia para promover a infiltração natural nas zonas permeáveis criadas, onde serão instaladas valas e poços drenantes, tornando o espaço uma área de recarga do aquífero na bacia hidrográfica em que se insere”.
O projecto urbanístico surgiu da vontade da câmara municipal de reabilitar o espaço, tendo sido realizada a apresentação de uma proposta que visa a melhoria da “acessibilidade entre as diversas áreas e melhoria a qualidade do espaço público”. A Junta de Freguesia de São Sebastião acabou por aprovar a empreitada que iniciou no fim do mês de Abril e que se estende pelo prazo de 90 dias.