26 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Ministro da Economia destaca condições estratégicas da região para a reindustrialização do País

Ministro da Economia destaca condições estratégicas da região para a reindustrialização do País

Ministro da Economia destaca condições estratégicas da região para a reindustrialização do País

|

António Costa e Silva foi convidado do jantar anual da AISET, Associação da Industria da Península de Setúbal

 

O ministro da Economia e do Mar diz que a Península de Setúbal “pode ser um grande polo de desenvolvimento industrial do País”. António Costa e Silva falava a empresários e representantes de empresas da região no jantar anual da Associação da Industria da Península de Setúbal (AISET) que teve lugar no Montado – Hotel e Golf Resort, na semana passada.

- PUB -

Perante uma assistência de quase 50 pessoas, o ministro elogiou o esforço de descarbonização que as fábricas da região estão a fazer e apontou as condições estratégicas da península para acolher investimento na fileira das baterias, com base nas reservas nacionais de lítio, no cluster da energia eólica offshore e na área do hidrogénio.

António Costa e Silva deixou o apelo às empresas para unirem esforços e avançarem com a constituição de plataformas colaborativas.

O jantar com o ministro encerrou a assembleia geral anual da AISET que reuniu representantes de três dezenas de empresas associadas e fez o balanço de mais um ano de actividade da associação enaltecendo o “grande empenho” da direcção.

- PUB -

Recorde-se que foi neste último ano que a grande causa da AISET, a criação de uma NUTS II para a Península de Setúbal, viu luz verde do Governo português e obteve aprovação em Bruxelas.

A mesa da assembleia, presidida por Ângela Lemos (presidente do Instituto Politécnico de Setúbal) e com a vice-presidência de Gonçalo Eiras (Diretor da AICEP Global Parques), deu início aos trabalhos pelas 18 horas e trinta minutos e terminou uma hora depois, tendo sido ratificada a entrada de cinco novos associados da AISET.

Os novos sócios são a Lallemand Ibéria (Fábrica de Fermentos e Leveduras), a Tecor – Tecnologia anti corrosão, Elo (Fábrica Nacional de Material Automóvel), Setgás (Distribuidor de Gás Natural de Setúbal) e Aurora Lithium (Joint- Venture entre Galp e Northvolt), empresa criada para construir uma refinaria de lítio na porque empresarial da Sapec.

- PUB -

A assembleia geral aprovou ainda, as contas de 2022 e ratificou o orçamento e atividades de 2023.

Foi também proposto, por parte do represente (diretor financeiro) do associado Megasa/Siderurgia Nacional, um voto de confiança à direção da AISET, que foi subscrito por todos os presentes. A direção, presidida por Nuno Maia (diretor de Marketing da Secil), cumpre o seu segundo mandato, que terminará em 2024.

Após a assembleia geral teve então lugar o jantar anual, que contou com o Ministro da Economia e do Mar como convidado especial.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -