Estratégia Municipal da Juventude apresentada dia 21, um dia depois de se falar sobre violência no namoro e abuso sexual
A Câmara Municipal de Setúbal organiza, em Março, um programa dedicado à juventude com mais de duas dezenas de actividades – incluindo a apresentação da Estratégia Municipal da Juventude, concertos, formações, um festival de música e um espectáculo de comédia ao vivo.
O Mês da Juventude arranca com os encontros “Comigo Não!” sobre violência no namoro e abuso sexual, nos dias 6 e 20 de Março, das 18h30 às 20 horas, na Casa do Largo. A iniciativa é orientada por Susana Jacob “que vai dar dicas sobre como identificar os sinais da violência no namoro ou de abuso sexual e sobre como as pessoas se devem proteger numa situação destas”, como se lê na nota de Imprensa da autarquia de Setúbal. Esta faz parte do projecto municipal Sem Âncoras e é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A participação é gratuita mediante inscrição disponível no portal do município.
A Maratona Fotográfica desafia os participantes a captar imagens da cidade, no dia 16 de Março, às 12h00. Organizada pela Associação Cultura Sende e pelo fotógrafo Rui Rosado, a actividade tem inscrições gratuitas.
A Estratégia Municipal da Juventude é apresentada no dia 21 de Março, às 18h30, no novo Study Spot, inaugurado na Casa do Largo. No dia seguinte, 22 de Março, entre as 11h00 e as 16h00, decorre, no Fórum Municipal da Juventude, também na Casa do Largo, uma actividade de recolha de contributos para a definição desta mesma estratégia, bem como a intenção de “traçar um diagnóstico colaborativo e identificar as prioridades que devem ser levadas em conta nas políticas municipais”. A actividade conta com inscrição prévia.
O ponto alto das celebrações acontece nos dias 28 e 29 de Março, com o Festival Inquieto, no Largo José Afonso. O evento tem entrada gratuita e decorre das 17h00 às 01h30 onde se espera música, comédia e gastronomia.
O Palco Icónico também recebe espectáculos de música e comédia ao vivo. A partir das 21 horas, antes da passagem para o palco principal, o evento conta com concertos de “artistas emergentes e de renome nacional”, seguidos de animação com DJ pela madrugada dentro.
Estas são apenas algumas das actividades que estão planeadas para decorrer durante o Mês da Juventude, mas, em paralelo, estão programadas dezenas de iniciativas organizadas por associações setubalenses ligadas ao movimento associativo, bem como colectividades informais de jovens do concelho. Todas as iniciativas estão descritas no portal da Câmara Municipal de Setúbal, que promove a programação.