Mercado do Livramento destacado como referência em práticas sustentáveis

Mercado do Livramento destacado como referência em práticas sustentáveis

Mercado do Livramento destacado como referência em práticas sustentáveis

Actividades que decorrem no espaço foram acompanhadas pela apresentadora de televisão, Fátima Lopes

A iniciativa Viagem pelo Clima passou pelo Mercado do Livramento, em Setúbal, no âmbito da Rota da Sustentabilidade Municipal, na passada quinta-feira, destacando boas práticas ambientais e o consumo consciente, numa acção que contou com a presença da vice-presidente da câmara, Carla Guerreiro, e da embaixadora do projecto, Fátima Lopes.

- PUB -

Ao destacar a importância do consumo de proximidade, Carla Guerreiro sublinhou, durante a visita ao Mercado do Livramento, que o espaço se deve afirmar “como uma referência em matéria de sustentabilidade, na medida em que permite saber a origem dos produtos” – muitos deles provenientes da região – o que, segundo a autarca, contribui para a promoção da sustentabilidade local, esclarece a nota de Imprensa enviada pela câmara municipal a O SETUBALENSE.

Durante esta visita, foram destacadas bancas como a Gramas a Granel, Exporsado e Rotas do Sal, todas com uma “aposta clara” no consumo responsável, na produção local e na sustentabilidade.

Reconhecendo a relevância do mercado como impulsionador da economia local e ponte directa entre produtores e “consumidores conscientes”, a autarca reforça que “não é necessário recorrer a locais distantes para fazermos as nossas compras, nem consumir produtos oriundos de muito longe, pois temos à nossa disposição, aqui mesmo, tudo aquilo de que precisamos.”

- PUB -

Organizada pela empresa Get2C, a terceira edição da iniciativa Viagem pelo Clima conta com a participação de seis municípios portugueses – Cascais, Vila Franca de Xira, Lagos, Braga, Figueira da Foz e, pela primeira vez, Setúbal – e com a presença da apresentadora televisiva Fátima Lopes, embaixadora do projecto, que acompanhou as actividades do mercado.

Em curso até ao dia 22 de Julho, o projecto conta com três equipas – Terra, Água e Ar – que percorrem o território nacional de “forma sustentável”, com o objectivo de “demonstrar o impacto das escolhas diárias na luta contra as alterações climáticas”.

À equipa Ar, que passou por Setúbal nos dias 11 e 12 de Julho, seguiu-se a equipa Água, presente na cidade dia 16 e no Mercado do Livramento dia 17. Sucedeu a equipa Terra, que marcou presença nas Hortas Urbanas de Setúbal, num dia que incluiu uma mostra de produção local e um workshop sobre alimentação sustentável, orientado por Maria das Ervas, chefe especializada em macrobiótica.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não