Trabalho excepcional no mundo da música e associações recordado por professores e antigos alunos
A vida e obra da professora, pedagoga, musicóloga, compositora e poetisa, Maria Adelaide Rosado Pinto, é inspiração para a primeira edição do concurso de piano no Centro Cultural do Conservatório Regional de Setúbal que irá decorrer este fim-de-semana. A conferência de apresentação da competição decorreu esta quarta-feira.
Num concurso destinado a estudantes de música entre os 7 e os 18 anos, Eduardo Jordão, professor do conservatório, esclarece a importância de haver “uma participação inclusiva e diversificada” nas idades mais jovens e também a importância de celebrar o legado de Maria Rosado Pinto. Numa competição onde se pretende “valorizar a música de compositores portugueses”, o docente esclarece a necessidade de se conhecer música nacional, tornando-se obrigatória a apresentação de uma peça portuguesa.
Presente na conferência, o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, homenageou a professora Maria Rosado Pinto pelo seu “trabalho de dinamização cultural e associativa” e ainda congratulou a organização do concurso por “promover o ensino da música e dinamizar a cultura” no concelho, como descreve a nota de Imprensa do município.
António Laertes, antigo aluno da homenageada, acredita que o concurso irá “ajudar e preservar” o seu legado recordando o seu sucesso no mundo da música, e que este vai dar a conhecer aos mais jovens um nome “que foi muito importante para os seus professores e para Setúbal”.
Para além do seu percurso musical, António recorda-se de como Maria Rosado Pinto terá sido a co-fundadora do Coral Infantil de Setúbal, do Coral Luísa Todi, da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM), e também do Conservatório Regional de Setúbal.
O primeiro concurso de piano, que homenageia Maria Rosado Pinto, reúne 26 jovens pianistas e tem audições na manhã de amanhã, a partir das 10h30, e no domingo haverá um recital de laureados às 16 horas.