Dança, música e gastronomia foram as três principais actividades ligadas à cultura árabe que foram mostradas durante o fim-de-semana
O Parque do Bonfim, em Setúbal, recebeu este fim-de-semana o Maktub Dance Festival que durante três dias mostrou várias actividades ligadas à cultura árabe.
A dança, que teve vários espectáculos no Palco Maktub, foi uma das áreas mais representadas através das apresentações das alunas das escolas de dança oriental Andreia Gravata – Dança Oriental e Catarina Branco Oriental Studio. Os “Movimentos Árabes” com diferentes estilos de dança oriental, “Uma viagem pela dança oriental” com percussão ao vivo, e, a apresentação de dança oriental pelas alunas das escolas sadinas foram três dos destaques em palco.
Também a música com concertos a cargo do projecto musical Al Maram Trio, acompanhados pelas bailarinas Andreia Gravata e Catarina Branco, e outro momento de musicalidade de Eduardo Ramos Trio. Já o instrumentista Alan Asaad ficou responsável pela animação musical.
Uma aula aberta de iniciação à dança oriental por Andreia Gravata e um workshop de movimento expressivo dedicado ao público infantil inspirado na temática “A Lenda da Moura Encantada, ministrado por Paula Farinhas, levaram o certame à Universidade Sénior de Setúbal (UNISETI).
Parte do programa também fizeram a conversa “Revelando a Essência: Explorando a Dança Oriental e o Feminino” e um workshop de folclore árabe, ministrados por Catarina Branco. Já Marwa Bahgat foi responsável por um atelier para ensinar a fazer cosmética natural.
A gastronomia não ficou de fora do festival com as várias bancas de “venda de produtos típicos da cultura árabe, com frutos secos e caramelizados, ervas e especiarias, kebab, salgados, doces e bebidas frias, a par de fatos de dança, bijutaria e cosmética natural, artigos em pele, artesanato berbere e arte da tatuagem henna”.