Ponto de partida da caminhada foi no Jardim Espaço Liberdade, que decorreu até ao Moinho de Maré da Mourisca
Foram mais de três dezenas de seniores envolvidos no passeio “Não caias nessa!”. Esta iniciativa, que decorreu na freguesia do Sado, pretendeu evidenciar a “importância” de um envelhecimento activo através da actividade física e “sensibilizar para a prevenção de acidentes”.
O ponto de partida da caminhada foi o Jardim Espaço Liberdade, que decorreu até ao Moinho de Maré da Mourisca, e retorno. O percurso teve um total de cerca de três quilómetros, contando também com a participação de enfermeiros do Centro Hospitalar de Setúbal, da presidente da Junta de Freguesia do Sado, Marlene Caetano, e de técnicos do município.
Em nota de Imprensa, a Câmara Municipal e Setúbal explica que além do “incentivo” para uma prática desportiva regular, promotora de “um envelhecimento activo e salutar”, os profissionais de saúde sensibilizaram os participantes para a necessidade de prevenção de quedas, informando sobre os principais riscos associados e as medidas de autoprotecção a adoptar.
A autarquia esclarece ainda que a actividade para a população sénior, que incluiu ainda exercícios de aquecimento e alongamento, procurou promover, durante o percurso na freguesia do Sado, a “identificação de potenciais barreiras arquitectónicas no território, para análise e resolução posterior”.
Enquadrada no projecto de cidadania e de promoção da saúde da Câmara Municipal de Setúbal “Fórum de Saúde – Setúbal a Pensar em Si”, esta iniciativa decorreu em parceria com a Junta de Freguesia do Sado e com a ULSA – Unidade Local de Saúde da Arrábida. Na mesma nota, o município explica que o passeio “Não caias nessa!” será replicado nas outras quatro freguesias do concelho – Azeitão, Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, São Sebastião e União das Freguesias de Setúbal –, com “percursos adaptados às necessidades das populações”.