Miguel Pedro alcança ouro ao terminar prova em 38 minutos, com Rui Santos e Bruno Ganchinho a completar o pódio
Foram mais de mil os participantes na II Corrida do Porto de Setúbal, organizada pela Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS). Realizada no domingo, dia 19, a prova, teve como vencedor o atleta Miguel Pedro, que finalizou a corrida de 10 quilómetros em 38 minutos. O pódio ficou completo com os atletas Rui Santos, no segundo lugar, e Bruno Ganchinho, a terminar na terceira posição.
Ao mesmo tempo que decorria a II Corrida do Porto de Setúbal, realizou-se uma Caminhada de 5 quilómetros, que permitiu a outros atletas “desfrutar mais calmamente” da cidade e das suas “paisagens ribeirinhas”.
Em nota de Imprensa, a organização esclareceu que a todos os participantes que cortaram a meta foi entregue uma medalha, assim como várias ofertas dos patrocinadores. Após terminar o evento esteve ainda disponível para download no site da APSS, um diploma de participação electrónico para todos os atletas da Corrida de 10 quilómetros e caminhada de cinco quilómetros.
À semelhança do ano passado, em que teve lugar a Corrida do Centenário do Porto de Setúbal, a prova deste ano saldou-se por “outro enorme sucesso”, juntando atletas, colaboradores da APSS, entidades, stakeholders e a população em geral, “reforçando os laços e a ligação porto-cidade”.
Explica a organização que a Corrida do Porto de Setúbal se realiza a 19 de Maio para assinalar a colocação da última pedra nas obras de construção do porto, a 20 de Maio de 1934.
O lançamento da primeira pedra realizou-se a 28 de Julho de 1930. As primeiras grandes obras do porto de Setúbal decorreram de 1930 a 1934 e incluíram a regularização da margem direita do rio entre a Vila Maria e Albarquel, a construção de 2.170 metros de taludes empedrados, destinados a pequenas embarcações, o aterro da antiga Doca Delpeut e o prolongamento da cobertura da Ribeira do Livramento, os terraplenos numa área total de 600 mil metros quadrados, a construção de três docas destinadas, ao apoio da pesca, do recreio e do comércio.
Porto sadino marca presença em feira mundial
Os Portos de Lisboa e Setúbal estão presentes, pela segunda vez, numa das principais feiras mundiais dedicadas ao setor da carga de projeto e carga fracionada, a Breakbulk Europe, em Roterdão, desde ontem e até amanhã.
Este evento reúne anualmente mais de 11 mil profissionais, de diversos sectores, representados por cerca de 600 expositores de 126 países. Para a vogal do Conselho de Administração dos Portos de Lisboa e Setúbal, Isabel Moura Ramos, “além de promover” os dois portos que servem a Área Metropolitana de Lisboa, bem como o seu hinterland alargado e as diversas ligações aos mercados da Europa e América que “atestam o seu posicionamento competitivo”. Para a vogal este evento é igualmente “uma excelente oportunidade” para acompanhar “as últimas tendências do mercado” ao nível da inovação e da sustentabilidade, áreas em que se tem efetuado “uma grande aposta” com a criação “dos aceleradores TagusInnov, em Lisboa, e SadoInnov, em Setúbal”, bem como “a aposta em projetos de Smart Monitoring”.