Crianças carenciadas receberam presentes da mão dos participantes. Iniciativa ajudou também os Bombeiros Voluntários de Águas de Moura
As principais artérias da cidade de Setúbal encheram-se com cerca de meio milhar de pais natais que, montados nas suas motas, desfilaram pelas ruas e distribuíram presentes às crianças carenciadas, nesta que foi a 23.ª edição do Desfile de Pais Natal Motard. A actividade teve outra componente solidária, porque juntou verbas para os Bombeiros Voluntários de Águas de Moura.
Foi um pouco antes das 15 horas da tarde de sábado que “mulheres, homens, crianças, jovens, adultos e até animais de estimação” começaram a juntar-se na sede do Moto Clube de Setúbal, situada na Avenida José Mourinho, local de onde partiram os participantes. Seguiram depois para o Largo José Afonso para a primeira paragem onde se encontraram com o presidente da autarquia, André Martins, o vereador Pedro Pina e o presidente da Junta de São Sebastião, Luís Matos.
Vestidos a rigor, alguns ‘mascarados’ de Pai Natal e outros com apontamentos alusivos à época natalícia, aceleraram rumo à sede do Grupo Desportivo Independente onde decorreu a primeira distribuição de brinquedos. Nesta contou-se ainda a participação do Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau e do Núcleo Recreativo e Desportivo Ídolos da Praça.
A última paragem foi no Casarão, sede da Associação de Moradores do Casal das Figueiras, “onde algumas dezenas de crianças aguardavam a chegada dos pais natais para receberem os presentes”, como se lê em nota de Imprensa da Câmara Municipal de Setúbal.
Os cerca de 500 motards juntaram- -se também para angariar fundos para apoiar os Bombeiros Voluntários de Águas de Moura com vista à compra de um motociclo para a corporação.
Todo o desfile foi pautado por centenas de munícipes e turistas que, seja nas ruas da cidade ou através das janelas de casa, iam saudando o corso que foi passando num “momento de animação”.
“Um cortejo que voltou a superar as expectativas, com a participação de um mar de gente pelas ruas da cidade”, considerou o presidente do Moto Clube de Setúbal, Paulo Mascarenhas, no final da iniciativa. Além do grupo de aficcionados pelas motas a actividade contou com organização da Câmara Municipal de Setúbal.