26 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Maiores exportadoras do distrito proporcionam quase mais três mil postos de trabalho

Maiores exportadoras do distrito proporcionam quase mais três mil postos de trabalho

Maiores exportadoras do distrito proporcionam quase mais três mil postos de trabalho

O distrito parece acompanhar a tendência nacional de aumento do número de postos de trabalho, mas há grandes empresas em perda

O número de trabalhadores nas 500 maiores empresas exportadoras a laborar no Distrito de Setúbal registou um sensível crescimento entre 2021 e 2020. Segundo os dados fornecidos à Consultora Iberinform Portugal, mais 2 988 pessoas passaram a trabalhar dentro deste ranking empresarial.

- PUB -

Das 481 empresas que deram a conhecer o número de trabalhadores em 2021, verifica-se que davam emprego a 38 253, enquanto em 2020 os postos de trabalho ocupavam 35 265 pessoas. O ministro das Finanças, Fernando Medina, em Abril de 2023, apontava que o emprego globalmente cresceu, a nível nacional, para um “máximo histórico de 4,924 milhões de pessoas, e esse tem sido “um dos grandes factores de resiliência da população portuguesa”.

“O mercado de trabalho, neste momento, está a criar oportunidades de emprego, mas há mais pessoas que estão a procurar esse mercado, daí existir também aumento da taxa de desemprego”, explicou o ministro.

O facto é que a nível nacional, o número de desempregados inscritos nos centros de emprego aumentou 4,9% em Janeiro deste ano, em relação ao mês anterior.

- PUB -

Olhando ao ranking do distrito, numa selecção relativamente às cinco líderes em emprego do sector exportador, a Volkswagen Autoeuropa, Fabricação de veículos automóveis, vem em primeiro lugar neste ranking com 5 168, mesmo assim, teve uma quebra de 4,6% comparativamente com 2020, em que dava emprego a 5 417 pessoas. A fábrica de Palmela ocupa também o primeiro lugar nas exportadoras.

Dentro desta ordem, e na mesmo estratificação, a Infraestruturas de Portugal é a segunda maior empregadora da região com 3 431 trabalhadores em 2021, tendo registado um crescimento de 2,42% comparativamente com o ano transacto em que apresentou 3 350. Mais difícil de analisar é a Aldi Retail uma vez que em 2021 empregava 2 646 pessoas, mas no ano anterior não divulgou o número de pessoas a trabalharem na empresa.

No ranking, que analisado pelo ponto de vista do número de trabalhadores é desarticulado do resultado por volume de negócios, a Servilimpe – Limpezas Técnicas Mecanizadas surge na 4.ª posição (31.º no ranking global) com 1 514 trabalhadores, o que significa um decréscimo de 16,54% (1 814) comparativamente com 2020. Um caso a elucidar este desnivelamento é a The Navigator Company que embora ocupe a segunda posição como exportadora, no plano de número de trabalhadores está no 15.º lugar: apresenta apenas 422 empregados em 2021 e 515 no ano transacto, o significou um ‘recuo’ de 18, 06%.

- PUB -

Na análise relativa a 1% das empresas do ranking, ou seja, as cinco primeira classificadas ao nível de postos de trabalho declarados, volta a surgir a Volkswagen, mas agora no sector de serviços de apoio prestados às empresas, com 1 210 trabalhadores, o que revela um crescimento de 0,83%, portanto 1 200 pessoas.

Curioso sobre esta análise relativa ao número de postos de trabalho é verificar que 179 empresas declaram entre nove e um trabalhador. Por exemplo a Lusocider – Projecto Siderúrgico, apresenta-se na posição nove das exportadoras, mas em número de trabalhadores apenas dá nota de um posto de trabalho.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -