23 Julho 2024, Terça-feira

- PUB -
Lixo alimentar e de jardinagem gerado no Politécnico passa a ser aproveitado para composto

Lixo alimentar e de jardinagem gerado no Politécnico passa a ser aproveitado para composto

Lixo alimentar e de jardinagem gerado no Politécnico passa a ser aproveitado para composto

Instituição aderiu ao serviço de recolha selectiva da autarquia, que instalou nas várias escolas superiores 23 contentores

 

O lixo alimentar e de jardinagem gerado no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) vai deixar de seguir para aterro e passar a ser aproveitado para transformação, com a autarquia sadina a instalar, para o efeito, 23 pontos de recolha nas várias escolas superiores.

- PUB -

A instituição aderiu, assim, ao “Setúbal Composto Tem + Valor”, projecto do município de recolha selectiva para a reciclagem de resíduos orgânicos, que passam a ser “transformados em mais-valias, nomeadamente em composto para adubar terrenos do concelho”.

Dos contentores disponibilizados no “campus académico, três têm capacidade de 800 litros e dez de 240 litros”, refere a edilidade em comunicado.

Aos pontos de deposição de resíduos orgânicos “acresce a entrega de mais dez equipamentos de recolha com menor capacidade, concretamente de vinte litros, colocados em espaços interiores de restauração, nomeadamente nas zonas de bar”.

- PUB -

Para a Câmara Municipal, “além da vantagem ambiental, com o aproveitamento anual de toneladas de resíduos orgânicos para transformação e reutilização, a adesão do IPS ao projecto permite uma maior divulgação da iniciativa municipal de valorização sustentável de recursos na comunidade”.

Já a instituição garante que “como aderente intervém directamente no processo de valorização de recursos para um futuro mais sustentável, dando mais um passo para a prossecução das suas metas na área do desempenho ambiental, enquanto agente activo e catalisador da mudança de comportamentos”.

O “Setúbal Composto Tem + Valor”, criado em 2021, resulta de “candidaturas apresentadas pelo município a fundos comunitários no âmbito do PO SEUR e antecipa a obrigatoriedade de Portugal assegurar, a partir de 2024, a recolha selectiva e reciclagem destes biorresíduos”.

- PUB -

“A acção ambiental de carácter inovador está ao serviço da população em todo o território do concelho, com serviço de recolha porta a porta e pontos de deposição e recolha nas freguesias de Azeitão, Sado, Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra e União das Freguesias de Setúbal”.

Enquanto isso, na freguesia de São Sebastião “estão disponíveis pontos de deposição e recolha colectiva de proximidade, devido às dimensões e elevada concentração demográfica que o território apresenta”.

“O conceito de biorresíduos ou resíduos orgânicos inclui restos de preparação e confecção de refeições, sobras de alimentos, restos de produtos frescos não embalados como legumes, frutas, carne e peixe, pão e bolos, borras de café, saquetas de chá e toalhas e guardanapos de papel”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -