Lisnave distribui 1,5 milhões por todos os trabalhadores

Lisnave distribui 1,5 milhões por todos os trabalhadores

Lisnave distribui 1,5 milhões por todos os trabalhadores

|

Prémio inclui colaboradores de empresas externas

 

A Lisnave – Estaleiros Navais, da Mitrena, em Setúbal, aprovou ontem a distribuição de 1,5 milhões de euros por todos os trabalhadores, informou fonte da empresa.

- PUB -

A decisão da assembleia geral de accionistas, destina 750 mil para trabalhadores da Lisnave Estaleiros Navais ELM e outros 750 mil euros para trabalhadores das empresas associadas, totalizando 1,5 milhões. A administração já tinha aprovado o prémio para os trabalhadores directos mas ontem os accionistas alargaram essa gratificação também aos colaboradores das outras empresas.

Esta distribuição aos trabalhadores é por conta dos resultados de 2020, em que a Lisnave voltou aos lucros, tendo obtido um ganho de 5,81 milhões de euros, depois de em 2019 ter registado um prejuízo de 1,96 milhões de euros.

No relatório de gestão e contas de 2020, o conselho de administração da empresa sediada na Mitrena manifestou “a sua satisfação pelo regresso da Lisnave aos resultados positivos”, voltando “a ser possível, depois do interregno verificado em 2018 e 2019, apresentar (…) uma proposta para remuneração dos capitais investidos pelos mais de 200 accionistas”.

- PUB -

No referido relatório, que foi discutido ontem na assembleia-geral anual, a empresa de reparação naval dá conta que procedeu no passado ano à reparação de 76 navios, o que representa um aumento de 5,6% comparativamente aos 72 de 2019, correspondendo “a uma facturação total de 87 milhões de euros”. Este montante simboliza um aumento de 39,9%, face aos 62,2 milhões registados há dois anos.

“Este crescimento está associado, por um lado, ao aumento do conteúdo dos trabalhos solicitados por navio nas chamadas reparações de rotina e, por outro, à redução do valor dos descontos concedidos aos clientes”, refere a empresa.

A Lisnave salienta que “manteve as suas tradicionais características de empresa fortemente exportadora, tendo procedido à reparação de apenas três navios de pavilhão nacional e vendido, para o mercado externo, cerca de 93,3% do total dos seus serviços de manutenção e reparação”.

- PUB -

Em volume de negócio, na construção e reparação de navios, a empresa atingiu os 95,8 milhões de euros, mais 23,2 milhões do que em 2019, com o total de gastos a marcar 87,7 milhões, um acréscimo de 13,1 milhões face há dois anos.

No entanto, a administração da Lisnave sublinha que, apesar “do bom desempenho global”, a sua “actividade continua a estar condicionada pelos efeitos do baixo nível de crescimento da economia mundial” e que a pandemia, “conjugada com a escassez de recursos de mão-de-obra dos prestadores de serviços, condicionou o nível de desempenho do exercício”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -