Autarquia cede espaços para associação estar dotada de condições para “acolhimento adequado”
A Liga dos Amigos Terceira Idade (LATI) recebe novas instalações para atendimento dos beneficiários do Rendimento Social de Inserção, na zona do bairro Vale do Cobro. A cedência foi feita pela Câmara Municipal de Setúbal, após aprovação em reunião pública, com as três lojas a ficarem localizadas na Rua dos Salgueiros/Praceta Sociedade Arqueologia Lusitana, junto do Vale do Cobro.
No entender da autarquia setubalense, a LATI necessita de “estar dotada de condições para o acolhimento adequado” de beneficiários do RSI, “nomeadamente ao nível de instalações”. Estas três lojas são cedidas pelo município a título gratuito, em regime de comodato, pelo período de quatro anos, sendo o contrato renovável por períodos de um ano.
Em nota de Imprensa, a autarquia explica que a medida resulta do acompanhamento e concretização da transferência de competências na área da acção social, tendo sido celebrado entre o município e a LATI um protocolo com vista ao atendimento em acção social e acompanhamento de beneficiários das medidas de RSI.
No texto aprovado em sessão pública, a Câmara Municipal de Setúbal reconhece o movimento associativo e cooperativo como “um parceiro fundamental” no desenvolvimento do concelho. Dessa forma, mostra o seu “apoio e colabora” com associações estabelecendo relações interinstitucionais que permitem a “optimização de recurso e uma intervenção pertinente e adequada às necessidades da população”.