LASA celebra aniversário do poeta com a entrega do Prémio Literário Bocage

LASA celebra aniversário do poeta com a entrega do Prémio Literário Bocage

LASA celebra aniversário do poeta com a entrega do Prémio Literário Bocage

Nos meses de setembro e outubro a associação tem marcadas cinco atividades que vão descobrir a cultura e o território

A Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão (LASA) tem agendadas, nos dois próximos meses, pelo menos cinco atividades em todo o território, entre as quais se destaca a entrega do Prémio Literário Bocage, que decorre no mês em que se celebra o poeta – e que já tem várias iniciativas municipais marcadas.

- PUB -

Assim, está marcado para 15 de setembro (dia do feriado municipal) a entrega do prémio que decorre no salão nobre da Câmara Municipal de Setúbal a partir das 17 horas. Neste evento, além de uma sessão solene, vão ainda entregar-se medalhas de mérito a personalidades ligadas a Setúbal, “que têm dado relevantes contributos para o avanço do conhecimento” – entre os quais destacam os professores universitários Laurinda Abreu e Francisco Ferreira. Espera-se ainda o concurso literário Manuel Maria Barbosa du Bocage — “Abecedário das Emoções” de Ana Wiesenberger, vencedora da edição do ano passado, e um concerto de música erudita dirigido pelo maestro Jorge Salgueiro (Associação Setúbal Voz).

Na newsletter enviada ao nosso jornal a coletividade destaca ainda uma visita guiada ao Museu do Convento de Jesus, no âmbito das Jornadas Europeias do Património, que decorre pelas 16 horas de 12 de setembro. Ainda inserida no âmbito dos “Percursos LASA com património” está uma visita de sensibilização para o património natural e cultural (salinas e avifauna do aro ribeirinho de Alcochete), numa data ainda a confirmar.

As atividades estendem-se depois pelo mês de outubro primeiro com “Vida e Obra de João Vaz”, pelo dr. António Moura Galrinho, a partir das 16 horas na biblioteca de Setúbal. Esta está inserida nas “Conferências de outubro”.

- PUB -

Segue-se, a 15 de outubro, o 1.º percurso: Castro de Chibanes & Hipogeus da Quinta do Anjo: a “antropogénese” do ecossistema Pré-Arrábida, do projeto de educação ambiental “Cultura e Biodiversidade da Arrábida”.

Neste espera-se a participação da Escola Básica Hermenegildo Capelo, de Palmela, e coordenação pedagógica do dr. António Chitas, e da Escola Secundária D. João II, com a coordenação dos drs. José Trindade e Joseph Rodrigues. O objetivo passa por ensinar os mais jovens a preservar a natureza e a casa dos seres vivos.

A última atividade planeada deverá decorrer a 25 de outubro, também no salão nobre da autarquia de Setúbal, com a conferência “A Setúbal do Século XVI: O poder local entre a Ordem de Santiago e a Coroa”, pela dra. Cláudia Silveira e intervenções das Doutoras Joaquina Soares, Isabel Cristina Fernandes e Maria Helena Fragôso de Mattos. Também neste dia vai ser apresentada a obra “A Regra Statutos & Definições da Ordem de Santiaguo (1509)”, com comentário da historiadora Maria Cristina Pimenta.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não