Cerimónia vai decorrer este domingo, a partir das 11 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho
A Câmara Municipal de Setúbal celebra os 150 anos do jornalista, escritor e diplomata Fran Paxeco com uma sessão de encerramento marcada para este domingo, durante a qual será apresentada a obra de Carlos Gaspar “O Senhor Fran Paxeco”. A cerimónia contará com a presença do presidente da autarquia, André Martins, e terá lugar no salão nobre dos paços do concelho, às 11 horas.
O destaque do evento será a apresentação do livro “O Senhor Fran Paxeco”, de Carlos Gaspar, fundador da Federação das Indústrias do Maranhão, estado brasileiro onde Fran Paxeco exerceu funções diplomáticas. A obra revela pormenores inéditos da vida do homenageado, incluindo a sua prisão no Alto Juruá e o subsequente julgamento no Supremo Tribunal Federal do Brasil.
Antes da apresentação do livro, António Cunha Bento, investigador de história local, fará uma comunicação intitulada “Fran Paxeco Revelado”, onde aprofundará a biografia do escritor setubalense.
A exposição bibliográfica e documental dos 150 Anos do Nascimento de Fran Paxeco ficará patente na Galeria Municipal do 11 até 15 de Março, permitindo aos visitantes conhecer melhor a vida e obra do escritor e diplomata.
Manuel Fran Paxeco, nascido a 9 de Março de 1874, é figura no Tríptico dos Setubalenses Ilustres, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Associado à fundação de várias instituições e à colaboração com periódicos em Portugal e no Brasil, destaca-se pela sua colaboração e contributo para a história d’O SETUBALENSE.