A Junta de Freguesia de São Sebastião encontra-se a proceder “ao rebaixamento do pavimento junto às passadeiras da Rua Engenheiro Mamede Fialho”, situada no Bairro de Vale de Cobro, com o objectivo de “dar resposta a uma necessidade específica de um cidadão com mobilidade reduzida, para a qual foi recentemente alertada”, explica a autarquia em comunicado.
A obra pretende “eliminar o desnível entre a área pedonal e a faixa de circulação para veículos, nas áreas reservadas à passagem de peões nas ruas Engenheiro Mamede Fialho, Fernão Mendes Pinto e na Avenida das Descobertas, assegurando que os cidadãos com mobilidade reduzida possam circular sem esforço acrescido”. Além desta alteração, “as áreas vão também ser sinalizadas com mosaicos pitonados, uma solução técnica que permite alertar peões com deficiência visual para a aproximação de uma passadeira e da consequente descontinuidade da área pedonal, através de pequenas saliências podotáteis”.
De acordo com a mesma nota, “embora este tipo de intervenções não sejam da sua competência, o executivo da Junta de Freguesia, sensibilizado pela dificuldade da pessoa, que circula frequentemente pelas ruas daquele bairro, considerou que tinha condições para executar a empreitada”.
Por sua vez, também no decorrer deste mês, a Junta de Freguesia avançou com a “reparação das áreas pedonais das ruas da Electricidade e Minas da Boarralha”, situadas no mesmo bairro, pois “o piso em pavê apresentava acentuados desníveis em ambas as artérias, fragilizando a boa mobilidade dos moradores”.
As intervenções efectuadas nos passeios, centradas “nas áreas junto aos edifícios de habitação, incluíram desde pequenos reparos, na junção entre os edifícios e o pavimento, à remoção e recolocação dos blocos de pavê em zonas com irregularidade mais significativas”.