Atletas do Distrito de Setúbal continuam a “dar cartas”. Escola Tri-Azeitonense estreou-se em competição e destacou-se com a conquista de cinco pódios
O Distrito de Setúbal promete constituir-se como um dos principais garantes de futuros êxitos do triatlo português. O talento e a qualidade do trabalho realizado na região, nesta modalidade, voltaram a ficar vincados, no último sábado, pelas credenciais exibidas por um “naipe de jovens de ouro” que, no Parque da Quinta da Atalaia, Seixal, conquistou oito medalhas no I Duatlo Regional da Amora.
A prova – primeira a contar para o campeonato regional de triatlo de Lisboa e Alto Alentejo – juntou cerca de 300 atletas a competir nos escalões jovens e 70 no escalão absoluto, destacando-se pelo Distrito de Setúbal as representações de AmoraSub-Associação Naval Amorense, Escola Tri-Azeitonense, Repsol Triatlo de Vila Nova de Santo André e Palmela Desporto-Associação Tripla Rotação.
O campeonato jovem decorreu à tarde e os resultados registados levam a augurar um futuro muito promissor para a recém-criada Escola Tri-Azeitonense – escola de triatlo do Centro Ciclista Azeitonense – que, apesar de se estrear em competição (participando com apenas 13 atletas), obteve cinco pódios.
A participação dos jovens da região destacou-se nos escalões de benjamins, infantis e iniciados. Em benjamins femininos, Maria Carmo Dias e Áurea Augusto, ambas da Escola Tri-Azeitonense, conquistaram respectivamente o 1.º e o 2.º lugar.
Debutante em competição, Carmo Dias triunfou com uma vantagem de 3 segundos sobre a colega de equipa. No mesmo escalão, mas em masculinos, o jovem de Vila Nova de Santo André Henrique Esperança, pela Repsol Triatlo, foi o vencedor e o 3.º posto foi alcançado pelo azeitonense Marco Afonso.
Em infantis, Maria Beatriz Vicente, da Repsol Triatlo, arrebatou o 2.º lugar no sector feminino, ao passo que no plano masculino Dinis Cabral, pela Escola Tri-Azeitonense, voltou a destacar-se em competição ao sair vencedor da prova com uma margem confortável de 32 segundos sobre o 2.º classificado, do Sport Lisboa e Benfica.
Em iniciados femininos, Leonor Ferreira, a representar o AmoraSub-Associação Naval Amorense, também triunfou com idêntico conforto. Deixou a 20 segundos a atleta do Alhandra que seguia no seu encalço.
No sector masculino, Dário Cabral – que, tal como o irmão Dinis, deixou de competir a título individual para passar a representar a Escola Tri-Azeitonense (onde ambos treinam ciclismo há sete meses) – cortou a meta no 3.º posto a 2 segundos do 2.º classificado, ultrapassado que foi no sprint final.
Em termos colectivos, o AmoraSub-Associação Naval Amorense classificou-se no 4.º lugar e a Palmela Desporto-Associação Tripla Rotação no 5.º posto.
AmoraSub – Associação Naval Amorense triunfa em absolutos femininos
Antes, pela manhã, realizou-se o campeonato regional de absolutos. E a participação da região de Setúbal revelou-se auspiciosa para o que seguiria à tarde com os jovens. O mote foi dado pelo AmoraSub-Associação Naval Amorense, que conquistou o 1.º lugar por equipas no sector feminino.
Em termos individuais, em representação pelo clube amorense, destacou-se Sandra Rodrigues que arrebatou o 2.º lugar. No sector masculino, o atleta do Outsystems Olímpico de Oeiras, João Bragadeste, foi o vencedor.