Jovem morreu colhida por comboio na passagem de nível das Fontainhas

Jovem morreu colhida por comboio na passagem de nível das Fontainhas

Jovem morreu colhida por comboio na passagem de nível das Fontainhas

Testemunhas no local relatam contornos do acidente. Encerramento da passagem é exigido há vários anos

O atropelamento de uma jovem na passagem de nível pedonal na Rua das Fontainhas, em Setúbal, provocou o encerramento da circulação ferroviária naquela zona ao início da tarde desta quarta-feira. A vítima mortal tentava atravessar a linha do comboio quando acabou por ser colhida por uma locomotiva da Comboios de Portugal (CP).

- PUB -

Segundo o relato de vários populares que estavam perto do local, a jovem tentava atravessar a passagem de nível quando acabou por ser colhida pelo comboio. Os proprietários do restaurante Poço das Fontainhas relataram ter assistido a todo o acontecimento, e que ouviram a locomotiva apitar por várias vezes na tentativa de avisar a jovem. Adiantaram ainda ter ouvido o embate.

O acidente ocorreu por volta das 13 horas da tarde desta quarta-feira e obrigou a que a circulação ferroviária entre as estações de Setúbal e Praias do Sado-A – onde também se inclui o apeadeiro de Praias do Sado e a estação de Praça do Quebedo – estivesse cortado. Os comboios não passaram, pelo menos, até às 15h45 da tarde.

Ao local acorreram dois veículos da Polícia de Segurança Pública de Setúbal (PSP), dois carros dos Bombeiros Sapadores de Setúbal, elementos da Rede Ferroviária Nacional, EP (REFER) e uma ambulância da Cruz Vermelha que recolheu o corpo.

- PUB -

Por volta das 15h30 os meios começaram a desmobilizar, depois da retirada do corpo do local, que vai agora seguir para a morgue do Hospital de Setúbal.

Exigências para encerramento da passagem já duram há anos

Este não é caso único de morte de pessoas naquela passagem de nível pedonal. Apesar dos semáforos estarem vermelhos à passagem dos comboios e da sinalética à entrada do local dizer “Atenção aos comboios. Pare, escute, olhe. Proibido o trânsito pela linha”, várias são os peões que decidem mesmo transitar naquele local.

- PUB -

Proprietários do Café do Mar, do Café Martins e do Poço das Fontainhas manifestaram a urgência do encerramento daquela passagem, ou mesmo da utilização da linha alternativa que faz a ligação com a última estação – Praias do Sado-A.

O pedido não é novo, e já dura há largos anos. A 19 de Setembro de 2022 O SETUBALENSE noticiou a intenção da empresa Infraestruturas de Portugal (IP) de encerrar aquela passagem à circulação de peões. Nessa altura a Câmara Municipal de Setúbal aguardava uma data para o início das obras. Em Setembro de 2024 a passagem continua aberta aos transeuntes e mais uma pessoa perdeu a vida naquele local.

Em 2022, a IP falava na “construção de uma passagem inferior no local”, uma solução que já foi “acordada com a Câmara Municipal de Setúbal”, como a própria empresa tinha avançado.

Em Abril deste ano o nosso jornal noticiou também a abertura de um concurso público por parte da empresa responsável por gerir e administrar as infra-estruturas ferroviárias e rodoviárias nacionais para a modernização da Linha do Sul, concretamente entre o Porto de Setúbal e Praias do Sado. O caderno de encargos desse concurso incluía a construção de uma passagem desnivelada para carros, na Cachofarra, mas nada referia quanto à supressão da passagem de nível pedonal nas Fontainhas.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -