José Manuel Constantino distinguido com Medalha de Prata da cidade

José Manuel Constantino distinguido com Medalha de Prata da cidade

José Manuel Constantino distinguido com Medalha de Prata da cidade

Câmara homenageia também 81 cidadãos e instituições com atribuição da Medalha de Honra da Cidade

No feriado municipal da cidade do Sado a Câmara Municipal de Setúbal volta a distinguir diversos cidadãos e instituições com a atribuição da Medalha de Honra da Cidade, em seis classes. Este ano apenas José Manuel Constantino será distinguido com a Medalha de Prata da Cidade, sendo acompanhado por um total de 81 personalidades e entidades, divididas pelas classes de Actividades Culturais (27), Ciência e Tecnologia (oito), Desporto (seis), Associativismo e Sindicalismo (16), Paz e Liberdade (sete) e Comércio (16), a receberem medalhas de honra.

- PUB -

Para a autarquia, a ligação de José Manuel Constantino ao concelho “foi sempre empenhada, dedicada e continuada”, pelo que, “ao longo dos anos e pelos diversos cargos que desempenhou, Setúbal contou com ele para reconhecer a importância do concelho no panorama desportivo nacional e internacional”.

José Manuel Constantino é igualmente destacado enquanto “apoiante de Setúbal, quer individualmente, quer como presidente do Comité Olímpico de Portugal no processo de candidatura e de realização do projecto Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016, onde o Comité Olímpico teve um papel decisivo para o sucesso da iniciativa”.

Para a edilidade sadina foi igualmente “decisivo no processo de integração em Portugal, e em Setúbal, do campeão olímpico, campeão mundial e campeão europeu de triplo salto, Pedro Pablo Pichardo, tendo estado sempre presente nos momentos mais importantes da preparação do atleta no Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal”.

- PUB -

José Manuel Constantino, que também foi docente e atleta federado, “num gesto de reconhecimento da importância do desporto setubalense”, foi responsável pela atribuição ao município do título de Membro Honorário do Comité Olímpico de Portugal, um lugar assumido “com muita honra e orgulho”.

A lista inicial era constituída por oito dezenas de nomes, mas na última reunião de câmara, a autarquia decidiu acrescentar dois nomes à lista. As distinções são para José Manuel Constantino, a título póstumo, antigo presidente do Comité Olímpico de Portugal, falecido a 11 de agosto, sendo-lhe atribuída a Medalha de Prata da Cidade. Já a Associação Cultural Sebastião da Gama será distinguida com a medalha de honra.

O texto da proposta aprovada em reunião de câmara explica que, com o propósito de “distinguir a actividade desenvolvida” no concelho pelos cidadãos e instituições, de “forma particularmente notória” e nas mais diversas áreas, em “algum momento da história local, ou continuadamente”, a Câmara Municipal de Setúbal atribui, a 15 de Setembro, Dia de Bocage, as Medalhas Honoríficas do Concelho.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -