Durante três dias, o secretário-geral do PS vai tomar o pulso a matérias como a habitação, saúde, ambiente e emprego
O secretário-geral do Partido Socialista, José Luís Carneiro, esteve hoje, 11 de novembro, numa Rota pela Coesão e Valorização das Pessoas, que vai continuar na quarta e quinta-feira. Trata-se de uma iniciativa que “traduz, na prática, um dos compromissos centrais assumidos na Moção “Juntos, por um novo impulso”: contribuir para um PS em movimento, próximo das pessoas e comprometido com o território”, refere André Pinotes Batista, presidente da Federação Distrital de Setúbal do Partido Socialista.
Assim, durante três dias, José Luís Carneiro, acompanhado pela Federação Distrital de Setúbal, pelos deputados eleitos, autarcas socialistas, dirigentes locais, militantes e simpatizantes, percorre os 13 concelhos do distrito, abordando temas essenciais à vida das pessoas, matérias como a habitação, mobilidade, saúde, educação, ambiente e agricultura, emprego e rendimento e coesão e solidariedade.
Entre os vários momentos da Rota pela Coesão e Valorização das Pessoas realiza-se a reunião com a Comissão Política Distrital, com a presença do secretário-geral, a primeira reunião descentralizada do Secretariado Nacional em Setúbal e a II reunião do Conselho Estratégico, com José Luís Carneiro como convidado de honra.
“Esta Rota pela Coesão e Valorização das Pessoas é mais do que uma agenda, é uma forma de estar na política, uma forma de servir e ouvir. É fulcral juntar as delegações institucionais, presidente da concelhia, a direção da Federação, os deputados, o primeiro eleito à Câmara Municipal, o primeiro eleito à Assembleia Municipal e o primeiro eleito da Junta de Freguesia, com as forças vivas da região”, refere o presidente da Federação do PS.
Ontem, primeiro dia deste périplo, a comitiva socialista esteve durante a manhã em Almada, na Quinta da Caneira-Sobreda para uma visita a novas construções. “Com os governos do partido socialista e com a presidente da Câmara de Almada, Inês de Medeiros, foi possível planear as necessidades habitacionais do concelho, planear o lançamento de concursos, executar e hoje temos as famílias já no modelo de renda apoiada a terem melhores condições de vida”, comentou José Luís Carneiro.
Segundo o dirigente socialista, em Almada foram construídos “mais de 90 fogos ao abrigo destes projetos de investimento, e no conjunto há mais de mil fogos que foram objeto de trabalho articulado entre a Câmara e o IHRU”. A isto acrescentou que “agora é preciso que o Governo responda como a celeridade que se lhe exige para a execução de tudo o que cabe ao IHRU e às necessidades de financiamento para pôr em prática o que estava em curso e assegurar o cumprimos das 26 mil casas assumidas durante os governos do Partido Socialista”.
Com almoço em Sesimbra com a comunidade PALOP e Eva Cruzeiro, José Luís Carneiro dirigiu-se em seguida ao Barreiro para visita a novos centros de saúde da rede de cuidados primários promovida pela Câmara Municipal. No Barreiro visitou ainda o Território da Baía do Tejo – Sociedade Arco Ribeirinho Sul, mais ao fim da tarde esteve na Escola Técnica Profissional da Moita e, à noite, no âmbito de Ambiente e Território esteve em Alcochete para reunião do Conselho Consultivo da Federação.