O autor de “O Sofrimento Pode Esperar” revelou todos os momentos da luta que travou contra uma doença que enfrentou por três vezes
O jornalista João da Silva apresentou na última quarta-feira, na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, o livro “O Sofrimento Pode Esperar”, onde conta na primeira pessoa como viveu, enfrentou e superou a doença oncológica.
O diagnóstico, os tratamentos a que foi submetido e a postura que assumiu nas três vezes em que lhe foi diagnosticado cancro foram os temas principais da apresentação de João da Silva.
Na sessão, descreveu como viveu os anos da luta contra esta doença através da partilha de momentos e histórias pessoais, como a primeira vez que se olhou ao espelho após ter perdido o cabelo, até ao dia em que foi submetido a transplantes de medula óssea.
A apresentação contou ainda com um debate, no qual foram abordados temas sobre o medo, a dignidade, a identidade, a religião e ainda as questões da alimentação a seguir durante o tratamento oncológico.
O livro “O Sofrimento Pode Esperar”, da editora Albatroz, com prefácio do médico
oncologista José Luís Passos Coelho, é um relato vivo do autor, que conta na
primeira pessoa como enfrentou três diagnósticos de cancro, sempre com a palavra
“esperança” presente ao longo da batalha.
João da Silva, 44 anos, natural de Cascais, formou-se em Comunicação Social na
Universidade Católica Portuguesa. Enveredou pela carreira jornalística em 1999,
passando pelas redacções do jornal A Bola e da revista Auto Foco, especializada no
sector automóvel. Foi na escrita que encontrou o refúgio durante o período mais
difícil da sua vida.
A apresentação contou com a participação de alunos da Escola Profissional Cristóvão Colombo, da Escola Profissional de Setúbal, do Colégio de S. Filipe e da LATI – Liga dos Amigos da Terceira Idade, bem como do GASET – Grupo de Apoio de Setúbal da Liga Portuguesa Contra o Cancro.