Governante quis inteirar-se de formas de colaboração com Portugal na implementação de uma rede de ensino superior politécnico naquele país
O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) recebeu a visita do ministro do Ensino Superior, Ciência e Cultura de Timor-Leste, José Jerónimo. O objectivo da visita do governante foi inteirar-se de possíveis formas de colaboração com Portugal no processo de implementação de uma rede de ensino superior politécnico naquele país.
A presidente do IPS, Ângela Lemos, e os directores das escolas superiores de Educação, João Pires, e de Tecnologia de Setúbal, Luísa Torre, estiveram reunidos com o governante e os assessores Edmundo Viegas e Filipe Silva, que estão em Portugal como parte da comitiva da visita oficial do primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, seguindo-se uma visita ao campus de Setúbal.
Em nota de Imprensa, o politécnico explica que esta visita surge no seguimento de iniciativas de cooperação encetadas recentemente entre o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos e a República Democrática de Timor-Leste (CCISP), e pretende averiguar, em concreto, “qual a disponibilidade de o IPS poder ajudar a estabelecer o Ensino Superior Politécnico em Timor”, explicou José Jerónimo.
No encontro foram identificadas como principais lacunas para uma efectiva implementação do subsistema politécnico a falta de um corpo docente qualificado para um “ensino de cariz mais prático e laboratorial e a necessidade de instalações adequadas”.
Ângela Lemos deixou claro que o IPS está “claramente disponível para colaborar” neste processo, identificando algumas áreas disciplinares em que o IPS poderá “emprestar” o seu conhecimento. A presidente da instituição lembrou ainda o historial do IPS enquanto instituição parceira de projectos internacionais de cooperação e apoio ao desenvolvimento.