Iniciativa decorre até sexta-feira com seminários com atletas, treinadores, profissionais de saúde, dirigentes e técnicos autárquicos
O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), através da Escola Superior de Educação, volta a dedicar uma semana às Ciências do Desporto, a partir de hoje e até sexta-feira, na qual vão participar atletas, treinadores, profissionais de saúde, dirigentes e técnicos autárquicos.
A iniciativa vai decorrer online, com transmissão via Zoom, e dirige-se “quer aos estudantes e diplomados da licenciatura em Desporto e CTeSP de Desportos de Natureza, quer à comunidade desportiva em geral, entre praticantes, treinadores, árbitros, dirigentes e outros interessados”, explica a instituição em comunicado.
A Semana das Ciências do Desporto tem como objectivo promover “cinco dias de partilha de casos específicos e de análise e optimização da performance humana e desportiva”, divididos entre os “20 seminários previstos”.
“Sendo o desporto um sector que vem registando, ao longo das últimas décadas, um enorme impulso de expansão, urge reflectir sobre a complexidade actual da indústria desportiva, que envolve elevados recursos monetários, humanos e estruturais, tendo um impacto transversal em toda a sociedade, não só na economia, como também na saúde ou no turismo”.
Entre os temas a debater estão “O desporto autárquico e a sua importância para o cidadão”, “Consequências da pandemia na saúde e no desporto”, “A gestão do desporto no contexto do associativismo” e a “Detecção de talentos no futebol”.
O evento digital “conta com o apoio da Rede de Escolas com Formação em Desporto do Ensino Superior Politécnico Público, da Associação Nacional de Gestão do Desporto e do Centro de Investigação em Educação e Formação.