As III Jornadas de Música de Câmara de Setúbal no Fórum Luísa Todi juntaram intérpretes pouco conhecidos e outros com carreiras consolidadas, como Pedro Burmester
A fórmula, garantiu o director da sala de espetáculos setubalense, João Pereira Bastos, é para repetir nas próximas edições, nomeadamente graças aos resultados obtidos em termos de captação de público.
As III Jornadas de Música de Câmara de Setúbal decorreram nos dias 10, 11, 12 e 14, com actuações do dueto Irene Lima e João Paulo Santos, a abrir, seguindo-se o Quartetiev, constituído por jovens músicos talentosos, Sofia Marafona, segunda classificada no conceituado Prémio Jovens Músicos, da Antena 2, e no último dia, o pianista Pedro Burmester, que actuou a solo.
“As Jornadas deste ano foram um enorme progresso em relação às edições passadas”, sublinhou João Pereira Bastos, salientando que o cartaz apelativo e heterogéneo quanto à notoriedade dos artistas funcionou como catalisador para atrair mais público a um género musical que tradicionalmente acaba por apelar apenas a um nicho. “Este tipo de música tende a chamar menos público. Nesta edição houve uma agradável surpresa na afluência, com maior ênfase, naturalmente, nos concertos do primeiro e do último dia”, notou o director do Fórum Luísa Todi.
O apoio na divulgação dado pela Antena 2 e a possibilidade de o público poder adquirir um único bilhete colectivo para todos os espetáculos a um preço vantajoso foram outras medidas que acabaram por contribuir para o êxito do evento sadino. Além disso, “convém registar, ao nível local, que esta foi a primeira vez que Pedro Burmester actuou em Setúbal”.
João Pereira Bastos já pensa na edição de 2018 das Jornadas de Música de Câmara de Setúbal, a quarta, e garante que “a fórmula de 2017 resultou plenamente e tem de ser repetida para o ano”.
As Jornadas de Música de Câmara, destinadas a promover obras mais intimistas de grandes compositores da música clássica, são organizadas pela Câmara de Setúbal, e procuram divulgar as carreiras de intérpretes menos conhecidos do público dentro deste género musical. Casos de Sofia Marafona, segunda classificada no Prémio Jovens Músicos, e de Quartetiev, quarteto de cordas de Francisca Brito, Leonardo Guedes, Francisca Feyo e Laura Álvares, igualmente premiado no concurso da Antena 2.