Espetáculo inaugural esteve a cargo do Coro Setúbal Voz, com colaboração da Academia de Dança Contemporânea
A Igreja do Convento de Jesus teve lotação esgotada para o concerto que abriu a terceira edição do Festival Luísa Todi – Canto Lírico em Setúbal, uma iniciativa dedicada à homenagem à cantora lírica Luísa Todi.
O espetáculo inaugural, que decorreu neste sábado, esteve a cargo do Coro Setúbal Voz, sob direção do maestro João Merino, e contou com a colaboração da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal. Esta atuação marcou o início da edição de 2026 do festival, promovido pela Câmara Municipal de Setúbal, com direção artística da Associação Setúbal Voz.
Em nota de Imprensa a autarquia setubalense explica que a sessão de abertura contou com intervenções do diretor artístico da Associação Setúbal Voz, Jorge Salgueiro, da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, e do presidente da Associação Setúbal Voz, Adalberto Borges Petinga. Esteve igualmente presente a vice-presidente do município, Maria do Carmo Tiago, entre outras personalidades.
O Festival Luísa Todi decorre até este domingo, dia 11 de janeiro e apresenta cinco espetáculos de canto lírico, incluindo uma proposta destinada ao público infantil, distribuídos por vários espaços da cidade, como o Fórum Municipal Luísa Todi, a Igreja do Convento de Jesus e a Avenida Luísa Todi.
A programação inclui, na sexta-feira, às 11h00, uma homenagem na Glorieta a Luísa Todi, com concerto e deposição de flores. No sábado, às 21h00, o Fórum Municipal Luísa Todi acolhe “Escola de Amantes – Così fan tutte”, na estreia da versão em português da ópera de Mozart, pela Companhia de Ópera de Setúbal.
Quanto a domingo, o festival propõe “Ópera para Bebés – Os Xúbis”, às 11h00, no rooftop do Fórum, e “Carmen, o Musical”, às 17h00, na sala principal, pelo Ateliê de Musicais para Jovens.
Relativamente aos bilhetes, estes encontram-se disponíveis no Fórum Municipal Luísa Todi e na plataforma online www.bol.pt. O festival conta com a parceria estratégica da Câmara Municipal de Setúbal e com o apoio de várias entidades públicas e privadas.