Ídolos da Praça pedem ao júri que clarifique e corrija acusação de plágio na música a concurso

Ídolos da Praça pedem ao júri que clarifique e corrija acusação de plágio na música a concurso

Ídolos da Praça pedem ao júri que clarifique e corrija acusação de plágio na música a concurso

Grupo garante que não há motivos para a penalização. Em causa, afirmam, está o bom nome do compositor e do núcleo

O Núcleo Recreativo e Desportivo Ídolos da Praça quer que o júri das Marchas Populares de Setúbal possa “clarificar e corrigir” a alegação de que o grupo plagiou a música apresentada na competição deste ano.

- PUB -

Em comunicado publicado na página da rede social Facebook o núcleo que tem sede na Avenida Bento Jesus Caraça escreve que a composição musical deste ano “por coincidência pode até ter 4 compassos iguais à música de 2012 embora que sejam repetidos” mas adiantam que “para ser considerado plágio seriam 8 compassos consecutivos”.

Assinado pelo presidente da direcção, Bruno Vigário, o texto explica que é “de extrema importância clarificar junto do júri do concurso tal acusação de plágio” para que não sejam criados “alarmismos” e que não se esteja “em causa o bom nome do compositor Duarte Zacarias”, bem como do próprio núcleo.

No domingo de madrugada a Câmara Municipal de Setúbal anunciou a classificação do Concurso das Marchas Populares de Setúbal onde informaram que o grupo em questão tinha sofrido uma penalização “por plágio na secção instrumental da marcha de 2012 da mesma colectividade na introdução da apresentação deste ano”. O Núcleo Recreativo e Desportivo Ídolos da Praça ocupou o terceiro lugar do pódio na classificação geral e, nos prémios por categoria, venceu o Melhor Figurino tendo ainda a madrinha desta marcha, Inês Pereira, sido eleita como Madrinha das Madrinhas.

- PUB -

O júri que decidiu a atribuição dos prémios foi presidido pela fadista setubalense Deolinda de Jesus que foi acompanhada por Ana Tomás na área da música, Alexandrina Pereira (letra), Marina Sacramento (coreografia), Ricardo Campos (cenografia) e Patrícia Raposo (figurino). A entrega dos galardões decorre este domingo pelas 21 horas no Forte de Albarquel.

Até lá os Ídolos da Praça dizem-se “convictos que o júri irá clarificar e corrigir esta situação”. “Tudo faremos para lutar pelos direitos e pelo nome do NRD Ídolos da Praça”, e adiantam que só dessa forma pode ser “honrado o trabalho de todos aqueles que contribuíram fortemente para o extraordinário regresso ao concurso”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -